Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/8/2019 - Sorocaba - SP

Por meio do Empretec, Parque Tecnológico investe no comportamento do empreendedor




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Empreendedores envolvidos com o Projeto Economia Criativa e com as startups do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) participaram, recentemente, do Empretec, um seminário que se utiliza da metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) e que busca desenvolver características de comportamento, bem como identificar oportunidades de negócios.
O Empretec foi promovido de segunda a sábado, com carga horária de 60 horas, em parceria com o escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba. O objetivo era trabalhar o lado comportamental do empreendedor, por meio de uma imersão e de dinâmicas vivenciais.
Durante o seminário, que atualmente é realizado em 40 países, o participante foi desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.
Três facilitadores conduziram as atividades. Conforme o coordenador e facilitador Eleandro Rozan, o PTS proporcionou excelente infraestrutura para uma turma com muita diversidade. “O ambiente do Parque é de inovação, disrupção, autonomia e, de fato, propício para quem sonha grande”, afirma.
Entre os 32 aspirantes presentes no Empretec estava a empreendedora da startup D’Era Saúde, Ilma Laurindo. “Participar deste seminário é como ingressar numa viagem sem volta”, destaca. “A mudança é para uma vida toda, pois inclui riqueza de conhecimento, mãos à obra e preparo para o longo caminho que um empreendedor tem de passar”.
Já o fundador da Web-Ótica, Roberto Tomozawa, disse que o Empretec é o melhor treinamento comportamental de empreendedorismo que já ele participou. “Este seminário me fez um ser humano mais potencializado, entendendo profundamente como sou, o que posso fazer e como tomar as decisões mais assertivas.”
Na visão do presidente do PTS, Roberto Freitas, o Empretec é o melhor curso de impacto para mudança de comportamento do empreendedor. “Você entra um e sai outro, com uma visão mais aprofundada sobre o seu papel como empresário”, diz.
Ainda segundo ele, trata-se de uma iniciativa de apoio e fomento ao empreendedorismo e à economia criativa na região. “Temos realizado diversos programas para os mais diferentes personagens do empreendedorismo sorocabano, o que tem aumentado as parcerias entre os mesmos, a inovação gerando movimento e os benefícios que um Parque Tecnológico tem como missão promover”, explica.
Roberto Freitas ainda classifica o PTS como o grande centro de aprendizagem do empreendedorismo inovador. “Esta parceria com o Sebrae para trazer o Empretec criou condições de oferecer o que existe de mais inovador no mundo do empreendedorismo.”
Primeiro semestre
O presidente do PTS lembrou que, no primeiro semestre, houve forte investimento em projetos de gestão voltados aos empreendedores da economia criativa dos segmentos de arquitetura, tecnologia da informação e comunicação e artesanato, tornando esses negócios mais seguros.
Roberto Freitas acrescentou que, neste mesmo período, 19 startups foram aceleradas no Programa Startup SP. “Investimos em ferramentas de gestão e vimos a necessidade de trabalhar as questões comportamentais do líder para que todas as outras ações fossem colocadas em prática, gerando mais resultados aos empreendedores.”
Palestra com Wilson Poit
Em 20 de agosto, às 19h, as ações planejadas para o desenvolvimento dos negócios dos participantes do Empretec vão passar por uma avaliação. Na oportunidade, haverá uma palestra com o superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. Ele vai falar de sua trajetória empresarial e como a resiliência e a tomada de decisão o fizeram alcançar os resultados desejados.
Wilson Poit é Empreendedor Endeavor desde 2002 e recebeu, em 2009, o prêmio “Empreendedor do Ano” da EY (Ernst&Young). O evento é aberto ao público e será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília.
 
Muito Mais Por Sorocaba!


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.