Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/12/2010 - Sorocaba - SP

Plano de prevenção às enchentes já começou em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Começou nesta quarta-feira (01) e prossegue até 31 de março do próximo ano, o “Plano Verão 2010/11”. Ele visa uma série de medidas e ações com o objetivo de evitar os transtornos provocados pelas enchentes, desastres naturais e ocorrências especialmente nas chamadas áreas de risco.

O “Plano Verão” envolve a Defesa Civil de Sorocaba, a Guarda Municipal, todas as secretarias municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Este ano, a preparação da cidade para as chuvas começou antecipadamente. Na última sexta-feira de novembro, 96 voluntários ligados aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) de Sorocaba receberam a certificação de conclusão de treinamento para realizar os primeiros atendimentos, inclusive, no caso de enchentes.

A capacitação faz parte da preparação dos voluntários para enfrentar todas as adversidades em que a Comdec atua. “Essa capacitação inclui o trabalho em meses de chuvas intensas, por exemplo, mas também o realizado durante o período de queimadas”, explica o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba. “É fundamental a intervenção dos voluntários, pois eles estão próximos ao local da ocorrência e podem agir rapidamente, tomando as primeiras providências”, conclui.

Outro diferencial para este ano é o aumento do número de Nudecs. Eles saltaram de quatro em 2007 para nove unidades este ano. Atualmente estão ativos os do Parque São Bento, Abaeté, Vitória Régia, Laranjeiras (Santo André II), Éden (Dálmata e Cajuru), Jacutinga/Marli, Brigadeiro Tobias/Vila Astúrias e São João.

De acordo com o coordenador, o “Plano Verão” foi criado com base no acompanhamento das chuvas e com essas informações é possível traçar um mapeamento das regiões de maior incidência e risco e, com isso, transferir as famílias a tempo. Todos os dados coletados pela Defesa Civil são enviados para Coordenadoria Regional, que os repassa à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que emite ao município quatro boletins meteorológicos diários em horários diferentes. De posse desses boletins, a Defesa Civil de Sorocaba adota as medidas preventivas iniciais. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.