Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/8/2020 - Sorocaba - SP

Parque das Águas ganha um colorido especial com o mural de grafite “Fruto da Mata”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Quem passou nesta semana pelo Parque das Águas, no Jardim Abaeté, pode conferir os artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs grafitando a parede externa do banheiro público do espaço. A obra – intitulada “Fruto da Mata” – ganhou os últimos retoques de spray na manhã desta sexta-feira (14) e deu um colorido especial ao parque, que é um dos mais frequentados da cidade. O mural de grafite de 27 metros quadrados foi doado pela iniciativa privada, como uma homenagem ao aniversário de 366 anos de Sorocaba, e entregue no final da tarde desta sexta-feira com a presença do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota.

Idealizada pela Secretaria do Meio Ambiente, a ação teve como tema “A Sorocaba que queremos – Nossos parques, rios, fauna, flora e nossa gente”. “A ideia foi de presentear a cidade e a população com essa obra, além de valorizar a arte do grafite. O intuito principal dessa intervenção é inspirar as pessoas para refletirem sobre a cidade que queremos ter daqui para a frente, enfatizando a importância dos cuidados com a nossa cidade e a preservação do meio ambiente”, explica o secretário do Meio Ambiente. Essas intervenções urbanas revitalizam o espaço com a arte e mudam o cotidiano de quem passa pelo parque.

De acordo com Will Ferreira, a ideia da obra foi de representar a necessidade do ser humano se conectar com a natureza. “A personagem principal é uma mulher grávida, que vai gerar um fruto: o ‘fruto da mata’, que seria as boas novas vindo da mata”, conta Will Ferreira. A obra contem diversos elementos simbólicos, incluindo da biodiversidade de Sorocaba, como animais representando o Cerrado (lobo-guará e a siriema) e a Mata Atlântica (onça-pintada), biomas que fazem parte da cidade. A água representa a energia fluente e as casas representam a vida que se vai se desenrolando através do fruto da mata.

Para Michel Japs, a oportunidade de poder fazer mais uma obra em Sorocaba é muito gratificante e importante. “Nós começamos por um projeto da prefeitura e hoje em dia o grafite é nossa profissão. Nós trabalhamos com isso e somos gratos pela cidade por isso. Esse trabalho é uma retribuição. Ficamos muito felizes em fazer uma obra em nossa ‘casa’”, enfatiza o artista.

Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos há alguns anos no Fite Art. O trabalho dos artistas possui características originais e podem ser conferidos em diversos espaços da cidade, como na Praça da Biodiversidade, a fachada de um prédio localizado numa travessa da rua Hermelino Matarazzo, na avenida Barão de Tatuí, próximo à avenida Moreira César, entre outros. Para realizar essa ação, a Sema abriu edital de chamamento para pessoas físicas e jurídicas custearem a obra. Arcaram com os custos a empresa Faz Verde e a Matieli Éden Casa e Construção.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.