Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/7/2020 - Sorocaba - SP

Parque da Biodiversidade ganha mais 50 árvores em sua área externa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” ganhou na última semana mais 50 exemplares arbóreos de espécies nativas, como ipê-branco, ipê-amarelo, aroeira-salsa, entre outras, na calçada da unidade, que está localizada na avenida Itavuvu. No início deste mês de julho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), já tinha realizado o plantio de outras 50 árvores no espaço ecológico.

Com uma área de cerca de 60 hectares, o Parque da Biodiversidade está situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 espécies arbóreas. Trata-se de uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

O Parque da Biodiversidade tem como função principal proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção. A unidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O PNMCBio está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e no momento não está aberto à visitação pública devido à pandemia da Covid-19. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.