Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018

7/1/2011 - Sorocaba - SP

Parceria entre Prefeitura de Sorocaba e Senac garante capacitação para mais de cem jovens em 2011




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), e o Senac-Sorocaba vai garantir capacitação gratuita para mais de cem jovens sorocabanos entre 16 e 29 anos a partir de 2011. As vagas são para quatro cursos: Programa Educação para o Trabalho (PET), Recepcionista de Eventos, Empreendedor em Pequenos Negócios e Time do Emprego, este último oferecido em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert). Os cursos serão oferecidos nas unidades do Território Jovem do Jardim Ipiranga e do Nova Esperança.

Essa será uma ótima oportunidade para os jovens da nossa cidade se qualificarem para tentar uma vaga no mercado de trabalho. Sabemos que essa é uma fase difícil para eles e nós queremos dar condições desses jovens evoluírem e assim conseguirem, em muitos casos, o seu primeiro emprego”, explica a secretária da Juventude (Sejuv).

As inscrições tem início a partir da próxima segunda-feira, dia 3. Os interessados devem se inscrever na unidade onde será oferecido o curso. O prazo termina no dia 15 de janeiro.

Para os cursos oferecidos em parceria com o Senac (Programa Educação para o Trabalho, Recepcionista de Eventos e Empreendedor em Pequenos Negócios), os interessados devem levar o seguintes documentos: cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de escolaridade (Histórico Escolar ou certificado), cópia do comprovante de renda (do pai ou mãe ou responsável): em caso de desemprego, cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro); em caso de estar trabalhando com registro em carteira: cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro) e cópia do último holerite; em caso de trabalho autônomo: cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro) e uma carta de próprio punho descrevendo função e renda mensal.

Já para os interessados em se matricularem para o Time do Emprego, é necessário levar no momento da inscrição o RG e o CPF. Além disso, para participar desse curso, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos, estar há mais de seis meses desempregado ou ser candidato ao primeiro emprego.

Time do Emprego

O Time do Emprego será oferecido no Território Jovem do Jardim Ipiranga de 19 de janeiro a 23 de fevereiro. Os encontros acontecerão às quartas-feiras, das 14h às 17h. De acordo com a Sejuv, são 25 vagas.

Desenvolvido pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em parceria com o Governo do Estado, o curso é considerado pela Secretaria de Relações do Trabalho como o melhor programa de inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é promover a orientação profissional e oferecer apoio ao jovem na busca do seu primeiro emprego.

Por intermédio de seus monitores, o programa desenvolve junto aos participantes vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades. Lá, eles são preparados para participar de entrevistas de emprego, aprendem a elaborar um currículo, a preencher formulários, a fazer um planejamento financeiro, recebem noções de comportamento, a reconhecer suas habilidades, além de trocar experiência com os colegas.

Programa Educação para o Trabalho

O Programa Educação para o Trabalho é um curso gratuito que prepara os jovens para o mercado de trabalho e será oferecido no Território Jovem 33, do Nova Esperança. As aulas vão acontecer de 21 de fevereiro a 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Ao todo, serão 30 vagas.

Criado pelo Senac São Paulo, o projeto tem como proposta capacitá-los para os desafios de uma nova cultura de trabalho. O programa surgiu como resposta à demanda social observada no país por melhor qualificação dos jovens que desejam ingressar em um mercado cada vez mais exigente e seletivo.

Com 330 horas de duração, o Programa Educação para o Trabalho oferece oficinas temáticas de saúde e qualidade de vida, apresentação pessoal, comunicação, atitude empreendedora, tecnologia das transações, recepção e atendimento a clientes, e informática. Durante o tempo em que integram o programa, os jovens ainda são orientados sobre as principais características e exigências do mercado.

Curso de Empreendedor em Pequenos Negócios

O curso de Empreendedor em Pequenos Negócios vai acontecer no Território Jovem do Jardim Ipiranga, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. As aulas terão início no dia 15 de fevereiro.

Ao final do curso, previsto para o início de julho de 2011, serão 25 jovens capacitados a elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

Recepcionista de Eventos

Já o curso de Recepcionista de Eventos vai acontecer no Território Jovem 33, do Nova Esperança, às segu



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.