Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/9/2019 - Sorocaba - SP

Palacete de Cristal ganha iluminação na cor verde em homenagem ao Dia da Árvore




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Um dos principais cartões-postais de Sorocaba – o Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” – está mais exuberante desde a noite de sábado (21), quando ganhou uma iluminação especial na cor verde em homenagem ao Dia da Árvore (21 de setembro) e também ao início da Primavera (23 de setembro). A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades municipais e de cerca de 100 pessoas, que prestigiaram a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

A iluminação cênica do Palacete de Cristal tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza. “O nosso secretário do Meio Ambiente espelha aquilo que nós cidadãos esperamos de um agente público: empenho, comprometimento e capacidade. Ele nos brindará com muitas ações e projetos voltados ao meio ambiente. A autoestima da população precisa ser resgatada para que o sorocabano volte a ter orgulho de sua cidade e de seu povo”, afirmou a prefeita Jaqueline Coutinho.

“É uma alegria contar com a presença de vocês nessa noite tão especial. Essa data surgiu para sensibilizar as pessoas da importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

O titular da pasta também enalteceu a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada e citou os parceiros e apoiadores das inúmeras atividades realizadas ao longo do mês de setembro dentro da programação do Dia da Árvore em Sorocaba, mencionando um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organizações das Nações Unidas), que trata sobre o fortalecimento de parcerias para promover o desenvolvimento sustentável.

O Palacete de Cristal permanecerá com a cor verde à noite durante um mês. A iluminação foi instalada pela empresa Viridian Ecoenergia. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente abriu um edital de chamamento no dia 3 de setembro para empresas interessadas em promover o serviço no espaço, sem custo para o poder público.

Para abrilhantar ainda mais a solenidade, a Secretaria da Cultura (Secult) promoveu a apresentação do Duo de Flauta e Violão da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), formado pelos músicos Leonardo Batista (violão) e Renato Silva (flauta). Eles tocaram um repertório de MPB, Jazz, Choro e Bossa Nova.

O Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto das áreas urbanas da cidade.

O evento contou com a presença do vereador Hudson Pessini e dos secretários Marcelo Regalado (Fazenda), Marcos Mariano (Segurança e Defesa Civil), Roberta G. A. P. S. Guimarães Pereira (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais) e Gilberg Antunes (Cultura), além da assessora internacional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), Jussara de Lima Carvalho.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem se obtidas pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3235.1130.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.