Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/7/2017 - Sorocaba - SP

Oficinas de arte enriquecem aprendizado na rede municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Segundo Leonardo Da Vinci, um dos maiores criadores da experiência humana, a arte “diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. Com tantas qualidades, essa forma milenar e ao mesmo tempo tão moderna de expressão dos sentimentos e construção da identidade sempre foi utilizada como ferramenta para a educação. E um projeto da escola municipal Oswaldo de Oliveira, no bairro do Éden, comprova mais uma vez essa importância.

Por meio do projeto “Arte por toda parte”, a escola está mudando a vida de quase 700 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. São diversas oficinas com os temas “arquitetura”, “artes plásticas”, “cinema e foto”, “dança”, “literatura”, “música” e “teatro”. Cada estudante escolhe a sua oficina e trabalha durante o ano letivo inteiro, em encontros quinzenais, todos os aspectos relacionados a essa arte, desde autores e suas principais criações, movimentos artísticos, materiais utilizados, técnicas e equipamentos até a produção na prática.

2017-06-29-seduarte-por-toda-parte-ft-zaqueu-proenca-237-50

Em todas as oficinas, os alunos desenvolvem a autonomia, exercitam a sensibilidade, ampliam seus conhecimentos e aprendem fazendo. “A ideia é explorar os diversos aspectos de cada manifestação artística e, ao mesmo tempo, enriquecer os alunos e professores por meio da experiência artística”, explica Maria Isabel Leite, orientadora pedagógica da unidade.

O projeto nasceu das discussões entre os professores para a proposta político-pedagógica da escola, com o objetivo de ampliar as vivências dos alunos por meio da produção artística. Trabalhada nas diversas oficinas de modo lúdico e ao mesmo tempo aprofundado, a arte contribui com o desenvolvimento global das crianças e fortalece ainda mais a qualidade do ensino.

Para marcar esse trabalho, em outubro deste ano a escola terá uma exposição de fotos, vídeos, performances e obras criadas pelos alunos ao longo do ano. “Estamos dando um passo importante para estender esse projeto às novas turmas e enriquecer a experiência do aprendizado tanto para os alunos quanto para nós, professores”, conclui a orientadora Maria Isabel Leite.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.