Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/9/2017 - Sorocaba - SP

Novo Centro de Distribuição Ipatinga está em fase final de obras




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

Com o objetivo de ampliar as condições atuais de abastecimento de bairros já existentes e atender novos loteamentos e empreendimentos previstos para a zona oeste da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em parceria com um consórcio de empreendedores, está concluindo as obras de implantação do novo Centro de Distribuição de água Ipatinga, localizado na confluência da avenida Dr. Américo Figueiredo com a estrada do Ipatinga.

“Em situações como essa, em que determinada região da cidade ainda não está incluída no plano diretor da autarquia, ou entrou recentemente, como no caso do Ipatinga, existe a possibilidade de parceria com empreendedores, que diante da urgência de utilizar o sistema público de abastecimento de água tratada e de coleta e afastamento de esgoto, se responsabilizam pelos custos dos sistemas que precisam ser implantados, enquanto que a autarquia oferece o suporte técnico e assume as operações e as manutenções após a conclusão das intervenções”, esclarece o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

As obras do novo Centro de Distribuição Ipatinga tiveram início em abril deste ano e consistem na implantação de duas casas de bombas (boosters); uma linha de adução de 2,5 quilômetros de extensão; e um reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água.

As duas casas de bombas – uma no Centro de Distribuição Sorocaba I (Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”) e a outra no novo Centro de Distribuição Ipatinga – estão em fase final da construção civil, e em seguida receberão os conjuntos de moto bombas e painéis de controle.

A linha de adução de 2,5 quilômetros – que vai ligar os CDs Sorocaba I e Ipatinga –  já está pronta, sendo composta de tubos em PVC de 300 milímetros de diâmetro, com traçado incluindo a rua Nilva Zilah Silvatti Viana  e avenida Dr. Américo Figueiredo, o mesmo acontecendo com o reservatório de 2 milhões de litros, que já teve a sua montagem concluída, em estrutura cilíndrica metálica.

Assim que todas as intervenções projetadas estejam concluídas, o que deverá ocorrer até o final deste mês, os testes hidráulicos do novo sistema serão desenvolvidos pela autarquia, para em seguida ser dado início às operações.

 

Benefícios e novas obras

 

O novo Centro de Distribuição Ipatinga deverá não apenas atender os novos empreendimentos previstos para a zona oeste da cidade, como também beneficiar bairros já existentes, como o próprio Ipatinga e  o Quintais do Imperador, que terão as condições de abastecimento ampliadas.

Como o novo CD Ipatinga será abastecido a partir do Centro de Distribuição Sorocaba I, este último precisará de uma nova “injeção” de água, o que deverá ocorrer com a implantação de uma nova linha de adução, de 500 milímetros de diâmetro, a partir da Estação de Tratamento de Água do Cerrado, obra que deverá ser executada pela autarquia em 2018.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.