Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/11/2019 - Sorocaba - SP

No período do novo governo, situação fiscal de Sorocaba é sustentável




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou, na sexta-feira (1º), o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que é uma análise das contas das cidades brasileiras, feita a partir de quatro indicadores, entre eles autonomia e gastos com folha de pagamento. O comparativo das posições ocupadas por Sorocaba nos anos de 2017 e 2018 aponta uma queda do município nos rankings estadual e nacional. O município caiu 37 posições no Estado e 118 no país. Apesar desses índices aparentemente desfavoráveis, a situação fiscal do município mostra-se sustentável e o novo governo apresenta uma gestão responsável, preservando gastos essenciais.

O estudo é feito em mais de 5.300 cidades brasileiras. Em parte, essa situação é consequência da crise econômica enfrentada pelo país, mas também é necessário levar-se em consideração a instabilidade do ambiente político local vivida em anos recentes.

Na avaliação da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Sorocaba, o indicador do estudo da Firjan que avalia a “liquidez”, embora tenha apresentado um resultado considerado abaixo do ideal, está dentro do previsto.

No quesito “investimentos”, avalia a Sefaz, o resultado é aquém do esperado por conta da indisponibilidade de recursos próprios para fazê-los. O município, entretanto, tem compensado isso com recursos oriundos de operações de crédito, com da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) que está financiando, por exemplo, o investimento na construção do viaduto que vai interligar às avenidas Ipanema e J.J. Lacerda, cujas obras foram iniciadas no final do mês passado.

Quando a Federação fluminense analisa Sorocaba sob os aspectos “gastos com folha de pagamento” e “situação fiscal”, o resultado da eficiente gestão fiscal do município aparece. O município obtém nota máxima no quesito “autonomia” e é destaque na análise dos “gastos com folha de pagamento”. Na avaliação da Secretaria Municipal da Fazenda, “os dados desse levantamento apontam que Sorocaba está fazendo a sua lição de casa, de não gastar mais do que arrecada”.

No geral, o estudo da Firjan, confere a Sorocaba o índice 0.6829, considerando que o município apresenta uma boa gestão.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.