Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/7/2019 - Sorocaba - SP

Mantovani será homenageado em documentário viabilizado pela Linc




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

o-curta-metragem-reconstitui-o-acervo-fotografico-do-artista-com-manuscritos-recortes-de-jornal-cenario-cartazes-e-croquis-foto-divulgaco

O artista Carlos Roberto Mantovani (1950-2003) será homenageado no documentário “O Dragão que me Queima é o Mesmo que me Salva”, que tem direção de Renata Grazzini e Bruno Lottelli e está sendo produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc). As filmagens foram feitas neste mês de julho no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras.

Realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a Linc existe há 20 anos e é um mecanismo que visa estimular projetos e ações culturais na cidade, ampliar e diversificar a produção, criar novos espaços, preservar patrimônios e promover formas de circulações de bens culturais.

O documentário visa provocar uma reflexão sobre a vida e o trabalho do artista, que teve grande importância para o cenário cultural sorocabano. Nascido em Laranjal Paulista, foi dramaturgo, ator, diretor de teatro, artista plástico, dançarino, animador cultural e poeta, um grande fomentador da cultura sorocabana dos anos 90 até o início dos anos 2000, mas suas contribuições mais marcantes foram nas artes cênicas. “Não dá pra descrever o Manto (como muitos o chamavam) porque ele era multifacetário. Ele era um grande artista, fazia tudo e muito bem”, conta a atriz Quitéria Maria da Silva, que é uma das participantes do curta.

“O Dragão que me Queima é o Mesmo que me Salva” reconstituirá o acervo fotográfico do artista, com manuscritos, recortes de jornal, cenário, cartazes e croquis, e trará memórias de pessoas que conviveram com Mantovani, como ex-alunos, amigos, artistas e familiares, além de cenas dos espetáculos que mais marcaram a vida dele.

Uma curiosidade sobre o filme é que o título “O Dragão que me Queima é o Mesmo que me Salva” foi trazido dos versos finais de um dos poemas de Mantovani, publicado no livro “Redundâncias”.

A estreia do filme está prevista para novembro deste ano na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O documentário será acessível às pessoas com deficiência auditiva e visual por meio de áudio descritivo e Libras. Além disso, serão realizados eventos de exibição em escolas da rede pública e instituições de atendimento a pessoas com deficiência, com roda de conversa com os membros da equipe.

Além da direção, Bruno Lottelli e Renata Grazzini são responsáveis pela produção e roteiro do filme. A equipe conta também com Renan Vasconcelos (técnico de som), Felipe Cruz (diretor de arte), Tarsila Toti (auxiliar de figurino e cenário), Ketlyn Azevedo (maquiadora e assistente de cenografia), Danilo do Carmo (diretor de fotografia) e Eduardo Liron (diretor de produção).

 

Muito mais por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.