Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/4/2019 - Sorocaba - SP

Locomotiva 58 deve começar passeios turísticos entre Sorocaba e Votorantim no mês de abril




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os prefeitos das duas cidades e mais 30 convidados fizeram neste sábado o primeiro grande passeio experimental da tradicional Maria Fumaça

 

Os prefeitos de Sorocaba, José Crespo, e de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, e mais de 30 convidados participaram na manhã deste sábado (30), do primeiro grande passeio técnico experimental da Locomotiva 58, que foi restaurada para a futura implantação do Trem Turístico entre Sorocaba e Votorantim.  O percurso de seis quilômetros – feito em aproximadamente 30 minutos -,  partiu da Estação Paula Souza – no centro de Sorocaba -, e terminou na Luiz do Patrocino Fernandes, próximo à prefeitura de Votorantim, onde dezenas de pessoas, além da Banda Marcial de Sorocaba e a Fanfarra de Votorantim, aguardavam a chegada da tradicional Maria Fumaça. o passeio foi  ao som do grupo de choro Naquele Tempo.

Para o prefeito José Crespo, esse foi, sem dúvida, um momento histórico e de comemoração graças à parceria entre Sorocaba e Votorantim e a dedicação dos 15 integrantes do SMPF. “Eu tenho certeza que este será um dos melhores trechos ferroviários turísticos que teremos, não só incentivando esse que é um dos principais setores da economia, mas também levando à população um momento histórico que vale a pena ser vivido”. O prefeito de Sorocaba aproveitou para anunciar que dentro de mais algumas semanas, possivelmente até o final de abril, quando será comemorado o Dia do Ferroviário (30 de abril), a Locomotiva 58 já comece a fazer os passeios entre as duas cidades.

O prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira Souza também destacou a parceria entre os dois municípios que trabalham pela efetivação do projeto do Trem Turístico.  “Eu tenho certeza que esse projeto trará inúmeros benefícios às duas cidades, em termos de investimentos futuros que poderão ser aplicados em nossas cidades por conta do trem turístico.  E esses benefício serão retornados à população”,  disse.

Entre os convidados do passeio experimental estava o Coronel Reformado do Exército, atual presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), engenheiro José Carlos Carneiro, “com empenho das duas prefeituras e da Associação de Preservação da Ferrovia, estamos vendo esse sonho se transformar. Esse momento abre o caminho para efetivarmos esse projeto. É um trabalho de perseverança e me sinto muito realizado”, comentou.

O jornalista Eric Mantuan, que encabeça o movimento pela preservação da ferrovia,  explicou que a partir do passeio experimental realizado neste sábado “iniciamos um processo de coleta de subsídios e de informações técnicas como consumo de lenha, água e óleo lubrificante necessários para a manutenção desse trem. Com essas informações,  teremos condições de colocar em prática todo o nosso projeto que é de fazermos a ligação entre Sorocaba até o bairro Votocel e, quem sabe,  um dia chegarmos ao bairro Santa Helena”,  disse.

Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 voltou à ativa no aniversário de 363 anos de Sorocaba, em 2017.

Fizeram parte da comitiva de Sorocaba, os secretários de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jésse Loures, de Gabinete Central, Eric Vieira, e de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, Ana Lúcia Sabadin, além de Rinaldo Nunes da Silva, representando o Secretário de Cultura, Werinton Kermes,  além do coordenador da Investe Sorocaba,  Maurício Campanati.

Muito Mais Por Sorocaba!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.