Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

21/3/2011 - Sorocaba - SP

Lei muda denominação da "Guarda Municipal"




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi sancionou a Lei nº 9.499, de 09 de março de 2011, de autoria do Executivo, que altera a nomeação da Guarda Municipal para Guarda Civil Municipal de Sorocaba. O vereador Geraldo Reis (PV), que é da classe, propôs a nomeação, porém, considerado inconstitucional pela Câmara Municipal, Lippi tomou a iniciativa do projeto de lei, que foi aprovado pelo Legislativo.

 

A justificativa é de que a profissão de Guarda Civil Municipal é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, sendo também motivo de mudanças em outros municípios como: Piracicaba, Americana, Itu, Araraquara, Ribeirão Preto, entre outras, inclusive, na capital do Estado, onde é denominada como Guarda Civil Metropolitana.

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626, na gestão do prefeito Paulo Mendes, atual secretário de Governo e Relações Institucionais.O secretário comenta que se inspirou na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, criada pelo então prefeito Jânio Quadros. “Essa Guarda, iniciada com 1.500 homens, alcançou grande êxito em São Paulo, trabalhando na proteção dos equipamentos públicos e também atuando como força auxiliar da Polícia”, disse.

 

Atualmente, sob o comando do GCM Carlos Eduardo Paschoini, a Guarda Civil Municipal atua de forma preventiva e comunitária, e tornou-se uma instituição de apoio à população. Ela conta com 369 membros e realiza o patrulhamento em centenas de equipamentos públicos (escolas públicas, Sabe-Tudo, Casa do Cidadão, unidades de saúde, parques, áreas de lazer e demais edificações públicas), inibindo invasões, furtos, danos e depredações. Possui ainda uma equipe de 48 agentes de trânsito para fiscalizar e monitorar a fluidez do trânsito.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.