Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/9/2017 - Sorocaba - SP

Jardim Botânico receberá projeto de artes visuais em argila




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

População pode acompanhar o desenvolvimento e a instalação da obra

A partir deste sábado (9), a artista visual Mirella Mostoni vai dar início à instalação do projeto “Adúlteras de Barro” nos vidros do Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Ele será desenvolvido no espaço ecológico ao longo deste mês de setembro, sempre aos sábados, das 9h às 14h, com a participação de oito artistas: Aline Janice, Cláudia Gomes, Davi Araújo, Elza Tortello, Francisco Chanes, Juliana Torres, Laís Alexandre e Tainara Martinsons.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), “Adúlteras de Barro” é projeto artístico que tem como proposta a instalação de textos nos vidros do Palacete de Cristal com letras feitas em cerâmica, que serão desenvolvidas com a colaboração dos artistas convidados. Todas as etapas de trabalho serão desenvolvidas ao ar livre, no Orquidário e no Palacete de Cristal, e serão abertas à visitação pública.

O projeto vem sendo desenvolvido pela artista Mirella Mostoni há cinco anos, entrelaçando a literatura e as artes visuais, cujo foco está nas personagens femininas adúlteras, encontradas principalmente nos romances e contos dos séculos XIX e XX. Esta procura visual e literária já encontrou mais de 50 personagens, num primeiro momento encarnando-as através do desenho na figura ingênua da Branca de Neve e tomando agora a via tridimensional, com palavras de barro, para externar e compartilhar suas referências.

Nesta etapa o trabalho abordará diretamente as obras literárias originais através da tradução dos artistas participantes. Eles lerão os textos em voz alta e, em consenso, vão citá-los ou modificá-los, transformando muitas das janelas de vidro do Palacete de Cristal em páginas de um livro, através da produção manual de uma tipografia artesanal.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 Como será desenvolvido

No primeiro encontro, os artistas vão realizar leituras preliminares e instalar alguns textos fundamentais no Palacete. No segundo e no terceiro encontro (16 e 23), o grupo produzirá letras em barro, enquanto lê e debate sobre a escolha e formação de textos. Para finalizar, no último encontro (30), com todas as letras já prontas, os artistas vão decidir sua montagem nas paredes de vidro do Palacete de Cristal, levando em consideração um percurso de leitura relacionado à incidência da luz no edifício.

 Sobre a artista

Mirella Mostoni nasceu em 1967, na Itália, e vive e trabalha em Sorocaba desde 1974. Formada em Artes Plásticas e Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), participa de exposições individuais, coletivas e salões de arte contemporânea desde a década de 90, com obras em acervos públicos e privados. A artista também é professora do curso de Artes Visuais da Universidade de Sorocaba (Uniso). Mais informações sobre a artista pode ser obtida no site: www.mirellamostoni.com.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.