10/1/2011 - Sorocaba - SP

Zoonoses visitou mais de 160 mil imóveis em 2010

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba realizou 160.926 visitas a imóveis nas ações de combate à dengue durante todo o ano de 2010. Este trabalho integra a lista das mais de vinte ações permanentes da Prefeitura, que visam a prevenção da doença, combate ao mosquito transmissor e controle de casos suspeitos e confirmados.

Cerca de 90% dos criadouros do mosquito são encontrados nas casas. Por isso, a visita aos imóveis é um dos trabalhos mais importantes realizados pela Zoonoses ao longo do ano. Mas todos devem fazer sua parte no combate à doença. Cada cidadão deve vistoriar sua casa e o local de trabalho, eliminando os possíveis focos do Aedes aegypti e assim evitar uma epidemia da dengue em Sorocaba”,  comenta Milton Palma, secretário da Saúde. Ainda de acordo com o balanço da Zoonoses, no ano passado foram removidos 194.864 criadouros no total e realizadas 13.392 ações de nebulização.

Além das visitas a imóveis residenciais, comerciais e os chamados especiais – escolas, shoppings e terminais de ônibus, por exemplo –, existe ainda o trabalho educativo realizado pelas equipes da Zoonoses. Em 2010, ocorreram palestras, eventos e exposições alertando sobre a importância de se combater e eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. O destaque foi a Exposição Educativa de Prevenção à Dengue, que aconteceu no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" entre os dias 17 e 21 de novembro do ano passado, para marcar a passagem do Dia D – Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado sempre no dia 20 do mesmo mês.