16/2/2011 - Sorocaba - SP

Zoológico está com dois filhotes de Arara Azul

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Dois filhotes de Arara Azul, com três meses de vida, já podem ser vistos no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Considerada uma espécie ameaçada de extinção pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), essa é a primeira vez que o Zoo de Sorocaba registra o nascimento dessa ave.

Os filhotes nasceram em um ninho colocado no recinto de exposição do Zoo e foram monitorados constantemente pelos técnicos e tratadores do parque. 

De acordo com Cecília Pessuti, bióloga do Zoo, as aves permaneceram até o primeiro mês com os pais, quando se verificou a necessidade de revezamento. “A cada semana, um dos filhotes era tirado dos pais e criado artificialmente pelos biólogos e tratadores. Com essa estratégia, pudemos equilibrar a diferença de desenvolvimento entre os filhotes e assegurar a sobrevivência de ambos”, explica.


As Araras Azuis são consideradas um dos maiores psitacídeos do mundo e é uma espécie que só existe no Brasil. Ainda podem ser encontradas em pequenos grupos pelos céus do Pantanal mato-grossense, onde chamam a atenção pelo seu porte e coloração. A espécie já sofreu muito com a caça predatória para o comércio ilegal, sendo muito cobiçada pelo tráfico, onde atinge altos preços.