18/2/2011 - Sorocaba - SP

Viaoeste apóia a iluminação das marginais da Raposo Tavares”

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba 

A afirmação é do presidente da concessionária, Maurício Negrão, ao vereador José Crespo (DEM)

Na tarde desta última quarta-feira (16), o vereador José Crespo (DEM) esteve em Sorocaba com o presidente da Viaoeste, Maurício Negrão, e com o diretor da concessionária Eduardo Camargo.  Um dos assuntos tratados foi a questão da iluminação das marginais da Raposo Tavares, que estão sendo construídas entre os quilômetros 95 e 105.

— O Dr. Negrão não só reconheceu a conveniência desse melhoramento, mas afirmou que vai apoiar em tudo o que estiver ao alcance da Viaoeste para torná-lo realidade. A única coisa que a empresa não poderá fazer é arcar com os custos dessa obra, pois está fora do contrato que ela mantém com o Estado — explicou o vereador.

O presidente da concessionária relatou ao vereador Crespo como deve correr o processo para a iluminação daquelas marginais: a Prefeitura de Sorocaba deve apresentar à Viaoeste um projeto técnico para análise. Tão logo possíveis discrepâncias estejam resolvidas, a Viaoeste levará esse projeto à agência estadual (Artesp), para aprovação e autorização de execução. A Prefeitura poderá então licitar a obra e mandar executá-la logo em seguida.

O presidente da Viaoeste aproveitou a presença de Crespo e passou em primeira mão uma importante notícia: sensibilizada com os frequentes congestionamentos no trecho, ocasionados principalmente pelo intenso tráfego interbairros (que passará às marginais), a Viaoeste acaba de reformular o seu cronograma das obras, que estavam previstas para serem concluídas apenas em novembro deste ano, e garante que vai entregá-las até o final de março ou início de abril.

Com isso, segundo Crespo, “se o prefeito Vitor Lippi estiver interessado na iluminação e correr com a parte dele, esse melhoramento tem chances de ser inaugurado junto com a obra principal”. Crespo concorda com a Viaoeste que a responsabilidade dessa iluminação é mesmo da Prefeitura, não é do Estado e muito menos da concessionária.

As marginais, quando prontas, vão funcionar como novos corredores de trânsito interbairros, tal como já são as avenidas Armando Pannunzio, Itavuvu e tantas outras. “Portanto, quem coleta impostos para iluminação pública urbana é a Prefeitura e deve cumprir esse papel também nas marginais. A única diferença é que o leito das marginais não pertence à municipalidade, mas sim ao Estado, e por esse motivo existe a necessidade de aprovação prévia do projeto por parte da Artesp”, argumenta.

O vereador José Crespo anunciou que vai elaborar indicação, via Câmara, para que o prefeito Vitor Lippi, querendo, possa colaborar para esse importante objetivo de iluminar as avenidas marginais da rodovia Raposo Tavares que estão sendo construídas entre os quilômetros 95 e 105, na mancha urbana de Sorocaba.