15/12/2010 - Sorocaba - SP

Vereador solicita creches com horários alternativos

da assessoria de imprensa da câmara municipal de Sorocaba

Geraldo Reis (PV) também defende a abertura das creches no período de férias

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, solicita ao prefeito Vitor Lippi que se estude a possibilidade de funcionamento de creches públicas em horários alternativos. O vereador observa que as cidades modernas funcionam praticamente 24 horas por dia e grande parte dos trabalhadores já não tem uma carga horária convencional.

Antigamente o trabalhador entrava de manhãzinha no emprego e saía ao cair da tarde. Poucas categorias tinham horário diferenciado. Hoje, grande parte dos comerciários, por exemplo, trabalha em shoppings e hipermercados até dez, onze, meia-noite e muitas indústrias não param, com turmas se revezando 24 horas. As creches precisam se adequar a essa nova realidade”, sustenta Reis.

O vereador observa que muitos funcionários públicos também trabalham em horários diferenciados. “Muitos servidores desempenham suas atividades em horários irregulares, além de finais de semana e feriados, como é o caso de enfermeiras, atendentes de unidade de saúde, guardas municipais etc.”, justifica Geraldo Reis, que também protocolou requerimento solicitando a abertura de creches no período de férias.

Para o vereador, uma forma de viabilizar esses horários alternativos de atendimento é por meio de convênios do município com creches particulares. “A Prefeitura possui convênio com várias creches particulares e elas têm maior flexibilidade para oferecer esses horários alternativos”, observa Reis, citando o exemplo da Escola de Educação Infantil Meu Jardim, situada na Rua Avelino Argento, no Jardim Paulista.