28/1/2011 - Sorocaba - SP

Vereador propõe nome para Oficina do Saber na região da Vila Helena

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O nome de “Leonyda da Silva Oliveira”, proposto por Emilio Ruby, é em homenagem a uma moradora da região

A Oficina do Saber que começou a ser construída na região da Vila Helena deverá ter o nome de uma antiga moradora do bairro. O vereador Emílio Souza (PMN), o Ruby, protocolou projeto de lei na Câmara Municipal propondo o nome de “Leonyda da Silva Oliveira” para a Oficina do Saber que está sendo construída na Rua Manoel Camargo Sampaio, esquina com a Rua Miguel Stefan, no Jardim Marcelo Augusto.

Como já foi dada a primeira ‘picaretada’ na obra, para felicidade dos moradores da região da Vila Helena, ela agora já pode ser nomeada”, salienta Emílio Ruby, referindo-se à legislação que impede a nomeação de obras que ainda estão em fase de projeto. Por ocasião da morte da médica Zilda Arns, o vereador suscitou debate sobre essa norma legal, recebendo o apoio de outros parlamentares.

Casada com Dorothides de Oliveira e mãe de oito filhos, a paranaense Leonyda da Silva Oliveira nasceu em 1929 e morreu em 2006. Veio para Sorocaba em 1977 e residiu na região da Vila Helena por mais de 30 anos.

Ela foi uma mulher guerreira, profundamente cristã, que, com seu jeito humilde, angariou o respeito das autoridades. Mesmo tendo pouco ensino formal, tinha grande sabedoria e era um exemplo para o bairro”, argumenta o vereador, lembrando que a homenageada realizou vários trabalhos voluntários na região em favor dos mais carentes.