14/3/2011 - Sorocaba - SP

Vereador fará palestra sobre coleta seletiva em condomínios

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

José Francisco Martinez (PSDB), autor da lei que torna obrigatória a medida, fará palestra no Secovi para administradores de condomínios e condôminos

Condomínios residenciais, comerciais e industriais de Sorocaba são obrigados a implantar serviços de coleta seletiva de lixo. É o que estabelece a Lei 9.423, de 15 de dezembro de 2010, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), que irá proferir palestra sobre a questão na segunda-feira, às 19 horas, no Secovi (Sindicato da Habitação), na Rua Piauí, nº 50, Centro. O evento vai reunir administradores de condomínios e condôminos.

Recentemente, a Prefeitura anunciou, por meio da Secretaria de Parcerias, que as cooperativas de reciclagem irão ajudar os condomínios a implantarem a coleta seletiva, uma vez que a referida lei prevê, no parágrafo único de seu artigo 2º, que a Prefeitura deve fornecer os recipientes para os condomínios verticais horizontais.

Para José Francisco Martinez, a implantação da coleta seletiva prevista na lei irá reduzir o volume de lixo no município, contribuindo com a preservação do meio ambiente. “Além disso, estaremos ajudando as cooperativas de reciclagem da cidade, que geram renda para cerca de 100 catadores”, acrescenta o vereador, que irá discorrer na palestra sobre essas e outras questões.

A Secretaria de Parcerias mantém convênio com as cooperativas Coreso, Reviver, Catares e Ecoeso, que recolhem em média 400 toneladas de lixo por mês. Além dos condomínios residenciais, a lei de autoria de Martinez também vale para shoppings, instituições financeiras, hotéis, escolas e universidades e prevê a separação do lixo em “orgânico ou úmido” (recipiente verde) e “reciclável ou seco” (recipiente azul).