1/2/2011 - Sorocaba - SP

Vereador defende valorização profissional de guardas municipais

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Geraldo Reis (PV) reivindica ao Executivo reajuste salarial e plano de carreira para os guardas municipais

A valorização dos guardas municipais — começando por reajuste salarial — é o objeto de requerimento protocolado pelo vereador Geraldo Reis (PV), nesta segunda-feira (31), na Câmara Municipal. O vereador quer que os salários dos guardas municipais de Sorocaba sejam ao menos equiparados aos salários dos guardas de outros municípios do Estado, como Paulínia, Jaguariúna, Hortolândia e Monte Mor. “Esses municípios, mesmo sendo menores do que Sorocaba, pagam um salário bem maior para os seus guardas municipais”, compara o vereador.

Para Geraldo Reis, a participação dos municípios na segurança pública tornou-se essencial com a criação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e as guardas municipais passaram a ter um papel de maior relevância no combate à criminalidade, que, no seu entender, começa pela prevenção. “Mas a maior responsabilidade da corporação precisa vir acompanhada da valorização salarial e da qualificação profissional dos guardas municipais”, enfatiza.

O vereador sustenta que a segurança pública é tão essencial quanto saúde e educação e acrescenta que o salário dos guardas municipais também deve ser prioridade. “Hoje, um auxiliar de enfermagem do município, por exemplo, que já ganha pouco e, sem dúvida, merece ganhar mais, tem um salário relativamente maior do que o do guarda municipal”, afirma Reis, que considera como ideal a equiparação dos salários da Guarda Municipal com o salário dos policiais militares.

Geraldo Reis ressalta, ainda, que, desde o início do seu mandato, vem intercedendo junto ao Poder Executivo para que seja elaborado um projeto de reestruturação da carreira dos guardas municipais. Segundo ele, o objetivo é regulamentar a Guarda Municipal como polícia municipal, definindo, com clareza, suas atribuições constitucionais e garantindo aos guardas municipais direitos estatutários, entre eles, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e psicológica e seguro de vida.