21/1/2011 - Sorocaba - SP

Vereador defende contratação de geólogos no município

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Segundo Geraldo Reis (PV), a profissão de geólogo consta do quadro de servidores municipais, mas faltam profissionais para compor esse quadro

Faltam geólogos na Secretaria do Meio Ambiente e na Defesa Civil. A constatação é do vereador Geraldo Reis (PV), que considera fundamental a atuação desses profissionais nos referidos órgãos. “O geólogo é imprescindível nos estudos de impacto ambiental e também na avaliação das áreas de riscos, por isso, estamos solicitando à Prefeitura, por meio de requerimento, que ela estude a possível realização de concurso público para a contratação desses profissionais”, afirma.

Para Geraldo Reis, a atuação do geólogo como servidor de carreira é de vital importância para as políticas de ocupação do solo no município. “Trabalhando em conjunto com engenheiros, arquitetos e outros profissionais, o geólogo pode desenvolver um importante trabalho de prevenção, evitando que as áreas de risco sejam ocupadas por pequenos loteamentos ou mesmo grandes empreendimentos”, argumenta.

O vereador observa que vários municípios brasileiros contam com geólogos em seus quadros e, juntamente com outros profissionais, eles fazem um trabalho de monitoramento das áreas de risco, ajudando a reduzir o número de vítimas e desabrigados em casos de enchentes ou outras catástrofes naturais. “E o que é mais importante: o geólogo pode ajudar a prevenir esses problemas”, reitera o vereador.

Geraldo Reis observa que a própria Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental, criada há mais de 40 anos, se queixa que os geólogos não são devidamente aproveitados pelo poder público no planejamento urbano. “Os geólogos defendem que sejam criados serviços geológicos permanentes no âmbito da União, Estados e municípios, pois só assim é possível evitar ou ao menos minimizar tragédias como as das enchentes deste ano”, afirma, acrescentando que, também em Sorocaba, esses problemas tendem a se agravar, se não forem tomadas providências.