9/2/2011 - Sorocaba - SP

Vereador defende ampliação de convênio com a PM

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Helio Godoy (PTB) quer que o convênio sirva para instituir uma “polícia protetora” e educação de trânsito nas escolas do município

O vereador Helio Godoy (PTB) defende a ampliação da proposta de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e a Polícia Militar, que pretende instituir no município a “Operação Delegada” já implantada na capital. “Queremos que o convênio seja ampliado para termos em Sorocaba não uma polícia repressiva, mas uma polícia protetora, atuando preventivamente junto às escolas, inclusive nas Oficinas do Saber”, afirma o vereador, enfatizando que é favorável à celebração do convênio.

O projeto de lei que institui o convênio com a PM, de autoria do Executivo, já tramita na Câmara Municipal e foi objeto de debate na sessão ordinária desta terça-feira (8), quando os vereadores sabatinaram o tenente-coronel Vitor Gusmão, do 7º Batalhão da Polícia Militar, que esteve presente na tribuna popular explicando detalhadamente a proposta. Helio Godoy aproveitou a ocasião para entregar ao tenente-coronel sua proposta de ampliação do convênio.

Há anos venho debatendo a questão da segurança pública e defendendo a instituição de uma verdadeira polícia comunitária no município, que se aproxime do cidadão, atuando preventivamente nas causas da violência e da criminalidade. Esse convênio é uma grande oportunidade para aprofundarmos esse debate”, afirma Godoy, que defende uma maior atuação da polícia especialmente na educação de trânsito e no trabalho junto às escolas.

Helio Godoy é autor da Lei 9.455, de 22 de dezembro de 2010, que inclui a educação de trânsito como atividade extracurricular nas escolas do município. “A lei prevê parceria entre as escolas e a sociedade para desenvolver essa atividade, e o que estamos propondo é que, com esse convênio, a PM possa atuar na educação de trânsito e na prevenção das drogas nas escolas e Oficinas do Saber, entre outras medidas preventivas”, argumenta o vereador.

Para Helio Godoy, a participação dos policiais militares é vital para instituir a educação de trânsito nas escolas. “Além de o policial militar ser o profissional mais indicado para tratar dessa questão, sua atuação nas escolas faz com que a polícia militar se torne verdadeiramente comunitária, contribuindo para humanizar a imagem da polícia”, afirma.

O vereador acrescenta, ainda, que, neste ano de 2011, vai trabalhar pela efetiva implantação da lei de sua autoria que institui a educação de trânsito nas escolas, pois, no seu entender, as crianças, quando educadas, são verdadeiros agentes multiplicadores das boas práticas de mobilidade social e de respeito às normas de convivência.