5/1/2011 - Sorocaba - SP

Vereador considera acertada decisão da Câmara

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Helio Godoy (PTB) salienta que foi o primeiro a defender a revogação da resolução que alterava os subsídios dos vereadores a partir de 2013

A revogação da resolução que fixava os subsídios dos vereadores em 75% dos subsídios dos deputados estaduais para a próxima legislatura, decidida em sessões extraordinárias realizadas nesta terça-feira (4), foi considerada positiva pelo vereador Helio Godoy (PTB). O parlamentar usou a tribuna e observou que, diante da reação negativa da opinião pública, a revogação da medida se tornou imperativa.

Fui o primeiro vereador a propor que a Câmara Municipal voltasse atrás na sua decisão. Tão logo percebi que a medida não tinha sido bem aceita pela população, fiz o projeto, conversei com outros vereadores e propus ao presidente da Casa que se discutisse o assunto. A proposta foi aceita pelo presidente Marinho Marte e apresentamos o projeto de forma coletiva revogando a decisão anterior”, afirma Godoy. “Antes de elaborar o projeto, conversei com familiares, amigos, líderes de bairro, das comunidades da igreja e da sociedade e concluí que o melhor era revogarmos a lei aprovada em dezembro deixando tudo como antes”, acrescenta.

Sintonia com o povo — Para Helio Godoy, a decisão de voltar atrás na fixação dos subsídios com base nos salários dos deputados estaduais mostra que o Legislativo municipal “é o poder em maior sintonia com o sentimento popular”. O parlamentar é taxativo: “Muito dificilmente outro poder agiria da mesma forma, voltando atrás em sua decisão, que era legal, para atender um apelo da população, como fizemos”.

O vereador lamenta, entretanto, que o debate sobre os subsídios dos parlamentares tenha se dado de modo nem sempre correto. “Infelizmente, chegou a se dizer que os vereadores estavam aumentando seus próprios salários, o que não é verdade. É preciso deixar claro, de uma vez por todas, que a medida só iria entrar em vigor em 2013, daqui a dois anos, portanto”, ressalta.

Helio Godoy concluiu sua participação na tribuna com seguinte fala: “Pior que errar é persistir no erro. Assim, fica definitivamente corrigido algo que foi malfeito e podemos voltar a discutir as questões relevantes para melhoria das condições da cidade e do povo sorocabano”.

Defensor do fortalecimento do Poder Legislativo, Helio Godoy sustenta, entretanto, que a discussão sobre os subsídios dos vereadores “não pode ser feita de modo equivocado”, como afirma ter ocorrido por parte de alguns segmentos. “O vereador é o agente político mais próximo do cidadão e seu trabalho precisa ter o devido reconhecimento”, enfatiza, lembrando que, dada essa proximidade, o trabalho do vereador é “em tempo integral”.