14/1/2011 - Sorocaba - SP

Vereador comemora construção de creches pelo MEC

da assessoria de imprensa da câmara de São Roque

Pressão popular em audiências públicas realizadas por Izídio de Brito (PT) levaram a inscrição do município no programa do Governo Federal

A Zona Norte de Sorocaba será contemplada com oito novas creches que serão construídas pelo Ministério da Educação (MEC), através do programa Pró-Infância, como parte das ações previstas no PAC 2, do Governo Federal. Tal conquista deu-se após o mandato do vereador Izídio de Brito (PT) e a população sorocabana terem pressionado o Poder Executivo para a inscrição no projeto durante duas audiências públicas realizadas no plenário da Câmara Municipal no ano de 2010.

Em ambas as audiências realizadas pelo petista, representantes do MEC no Estado de São Paulo explicaram à Secretaria de Educação, diante do grande déficit de vagas em creches, como proceder para conquistar verbas federais para a construção. Conforme explicado nas discussões, a Prefeitura precisava apenas disponibilizar as áreas, o que foi feito pelos representantes da secretaria.

Segundo o MEC, oito unidades contarão com repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os bairros contemplados serão o Jardim Califórnia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, Jardim Nova Ipanema, Jardim São Guilherme, Horto Florestal, Jardim Santa Esmeralda, Éden e Aparecidinha.

O vereador Izídio ressalta que a cobrança da população precisa continuar até que as obras estejam concluídas, pois existem outras etapas a serem cumpridas. “Não podemos permitir que aconteça o mesmo que com aconteceu, por exemplo, com as oito escolas de ensino médio que já possuem os terrenos doados pela Câmara há anos e ainda não saíram do papel”, enfatiza. Outra questão considerada pelo vereador é que, segundo dados disponibilizados pela própria Secretaria da Educação nas audiências, o déficit é maior do que o contabilizado hoje, “por isso os pais precisam continuar lutando pelo direito de seus filhos”, alerta.

A melhoria na educação é uma das principais lutas do petista desde o início de seu mandato. Para ele, falta um controle eficaz do déficit da cidade, “pois o Executivo não sabe dizer quantas crianças carecem de vagas, o que impossibilita um planejamento para acabar com o problema”. Visando esse controle, Izídio de Brito apresentou um projeto de lei que institui normas sócio-econômicas das gestantes do município, que está em deliberação na Câmara.

Também estamos defendendo a abertura das creches nos períodos de férias e lutando pela ampliação do ensino profissionalizante, através da implantação de Escolas Técnicas Federais”, assegura Izídio.