1/4/2011 - Sorocaba - SP

Vagas Em Creche - Prazo para levantamento de déficit em Sorocaba termina hoje

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT), titular da Secretaria de Educação deverá tratar do assunto na Câmara Municipal

Encerra-se nesta quinta-feira, dia 31, o prazo dado pelo Ministério Público à Prefeitura de Sorocaba para a realização do levantamento do déficit de vagas em creches do município. O comprometimento foi realizado no dia 23 de novembro de 2010, durante a audiência de tentativa de conciliação, na Vara da Infância e Juventude.

Baseado nessa informação, o vereador Izídio de Brito (PT) está solicitando a exposição dos números de crianças que aguardam pela vaga nas creches do município e também das quais já foram atendidas.

Um requerimento que convoca a secretária Municipal de Educação, Maria Teresinha Del Cistia, para prestar tais esclarecimentos na Câmara de Sorocaba foi elaborado pelo vereador petista. A pedido da vereadora e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Juventude, Neusa Maldonado (PSDB), um convite será feito à secretaria.

Caso não se tenha agendado uma data para a explanação da secretária até sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 5, começarei a recolher as assinaturas dos demais vereadores no requerimento convocatório”, explica Izídio de Brito.

A questão dos problemas em vagas em creches tem sido um dos temas mais abordados pelo vereador petista. Desde o início de seu mandato, em 2009, Izídio participou de reuniões na OAB e na Defensoria Pública da Infância e Juventude, elaborou inúmeras proposituras, sempre tendo em vista a busca por soluções a curto, médio e longo prazo.

Três audiências públicas também foram organizadas pelo petista, que contaram com a participação de representantes do Ministério da Educação – MEC, da Prefeitura, da Defensoria Pública e da sociedade civil, além de pais que buscavam orientação para a conquista da vaga nas creches. Foi na primeira delas, realizada em 17 de maio de 2010, que o Poder Executivo sorocabano conheceu o Programa Pró-Infância, do Governo Federal, do qual conquistou verbas para a construção de oito creches no município.