3/6/2019 - Sorocaba - SP

Urbes eleva conforto nos terminais de ônibus com novos bebedouros

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Urbes-Trânsito e Transportes instalou quatro bebedouros industriais para os cerca de cem mil passageiros que todos os dias úteis passam pelos dois terminais de ônibus urbano, o Terminal Santo Antônio e o Terminal São Paulo. Mais modernos, os equipamentos entregam água com mais pressão e refrigeração suficiente para que esteja sempre gelada 

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que esse é mais um benefício para elevar o conforto aos passageiros. “Antes da troca fizemos um monitoramento e identificamos que uma média diária de sete mil pessoas consomem água nos dois terminais, confirmando a necessidade na ampliação desse serviço”, explica Fioravante. 

Nos dias menos quentes a Urbes mantém um bebedouro sem refrigeração e outro com a refrigeração ligada, garantindo a opção de água na temperatura natural ou água gelada. Em cada um dos terminais foram instalados dois equipamentos. Cada equipamento pode ser utilizado por quatro pessoas ao mesmo tempo. O vendedor José Carlos de Souza, 50 anos, é usuário assíduo dos terminais e comentou a melhoria. “Agora sempre tem água gelada, ficou ótimo”, elogiou Souza. 

No verão passado a Urbes recebeu pedidos para que os bebedouros fornecessem água com mais pressão e mais gelada. Para atender à solicitação de mais pressão foram instalados reservatórios em altitude superior, fazendo com que a água chegue com mais pressão pela lei da gravidade.  

Os bebedouros instalados tanto podem lançar os esguichos para cima para a água ser consumida diretamente sem copo, como também há a opção de encher copos e garrafas. A opção do esguicho garante o benefício ecológico, já que não há na necessidade do uso de copos descartáveis. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada copo descartável leva de 250 a 400 anos para se decompor.  

Muito mais por Sorocaba!