20/9/2017 - Sorocaba - SP

UPHs e Unidade mista laranjeiras aderem ao Protocolo de Manchester

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

whatsapp-image-2017-09-15-at-123339

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando um novo sistema de classificação de risco nas três Unidades Pré-hospitalares da cidade e na Unidade Mista do Laranjeiras. Será instalado o Protocolo de Manchester, um sistema de classificação de risco que busca dar um atendimento em menor tempo aos casos de maior gravidade.

Na rede pública municipal de saúde foram certificados 5 médicos e 42 enfermeiros das seguintes unidades, UPH Zona Norte, UPH Zona Oeste, UPH Zona Leste e Unidade Mista Laranjeiras. A certificação ocorreu através do curso que faz parte do processo de implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco. O primeiro grupo de profissionais contemplados passou por treinamento na quinta-feira (14). A capacitação do segundo grupo foi realizada na sexta-feira (15), na Universidade Paulista (Unip).

A previsão é que o Sistema Manchester de Atendimentos seja implantado no mês de outubro. Dessa forma, a demanda de atendimento será qualificada e agilizará o primeiro atendimento aos pacientes com maior gravidade, reduzindo o risco de complicações e até mesmo o óbito.

“Atualmente em nosso município atendemos muitos pacientes nos serviços de urgência e emergência, mas aproximadamente 30% dos casos são realmente urgência e emergência. Durante muito tempo os atendimentos eram realizados por ordem de chegada, comprometendo o atendimento dos pacientes graves”, destaca a enfermeira e gestora do Núcleo de Urgências e Emergências, Luciana Frutuoso.

O processo de triagem, a partir dessa modificação, será realizado por um profissional de enfermagem com a devida capacitação para atender aos requisitos desse novo protocolo, otimizando o fluxo e a identificação das necessidades emergenciais. Ultrapassado o tempo previsto sem que o atendimento aconteça e havendo sensação de piora dos sintomas, o paciente pode ser reavaliado e reclassificado caso seja constatado o agravamento de seu quadro clínico.

O Protocolo de Manchester é um sistema de classificação de risco que inicialmente foi implantado no Manchester Royal Infirmary na cidade de Manchester, em 1997, e desde então adotado como protocolo padrão em vários hospitais do Reino Unido. Desde o ano de 2000 um número significativo de instituições de saúde de várias realidades geográficas e populacionais vem implantando o Sistema Manchester de Classificação de Risco.