22/10/2018 - Sorocaba - SP

UBSs realizam força-tarefa à Campanha Outubro Rosa neste sábado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

whatsapp-image-2018-10-20-at-172932-3

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, realizam neste sábado (20) uma força-tarefa para fortalecer a Campanha Outubro Rosa em Sorocaba. O objetivo da ação foi oferecer o exame de Papanicolau e orientações sobre o câncer de mama às mulheres que não conseguem comparecer nas unidades durante os dias úteis da semana.

Na unidade Aparecidinha, as agentes comunitárias de saúde (ACSs), convidaram as pacientes do território por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, ligação telefônica e pessoalmente. De acordo com a coordenação, foram realizados 117 exames de Papanicolau das 7h às 15h.

Orientações sobre o autoexame das mamas e esmaltação de unhas, fizeram parte da programação da UBS Brigadeiro Tobias. A unidade optou por atender livre demanda, efetuando um total de 33 coletas de Papanicolau das 8h às 12h.

Já a UBS Rodrigo, optou por atender através de agendamento prévio registrado nos dias de semana. Até às 14h, 75 mulheres fizeram seus exames, porém houve algumas faltas. Mulheres que procuraram a unidade sem agendamento também foram atendidas. A unidade ofereceu atendimento até às 17h. Outro serviço oferecido pela equipe foi o exame de teste rápido para diagnosticar HIV, sífilis e hepatites B/C.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.