19/12/2018 - Sorocaba - SP

UBSs Éden e Nova Sorocaba realizam eventos para grupo de gestantes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As equipes das Unidades Básica de Saúde (UBSs) Nova Sorocaba e Éden promoveram, na sexta-feira (14), o último encontro do Grupo de Gestantes deste ano. Na UBS Nova Sorocaba foi realizada uma confraternização para as gestantes com comidas, bebidas e entrega de kits de enxoval, além da última atividade que recapitulou todo o conteúdo abordado durante o ano. Na unidade de saúde do Éden, além de comemorar a finalização do grupo de gestantes, foi efetuado um chá de bebê coletivo que é uma ação que ocorre sempre no mês de dezembro e conta com mais de 30 gestantes.

Um dos principais objetivos da palestra no Éden foi a conscientização sobre a violência obstétrica no parto, amamentação e destaque na importância do planejamento de assistência do pré-parto, parto e pós-parto. Através de ações periódicas, a proposta do projeto é realizar palestras com assuntos referentes ao período gestacional, amamentação, cuidados com o bebê, exames de pré-natal e sobre autoestima das mulheres durante toda a gravidez. Além disso, acolher as gestantes, que na maioria das vezes vem de uma gravidez não desejada, e são orientadas para que façam a aderência do pré-natal.

A enfermeira Aline Porto, iniciou as palestras do grupo de gestantes com o tema “A importância dos exames do pré-natal”. Segundo ela, o pré-natal é importante e deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. “Queremos conscientizar sobre a importância delas aderirem as orientações da equipe, que realizem todos os exames e assim garantam uma ótima gravidez com um bebê bem saudável”, explica Aline.

O coordenador da UBS Nova Sorocaba, Fabio Michel Santiago, fala sobre a importância do trabalho feito na unidade que conta com 110 gestantes e da confraternização nesse fim de ano. “Nesse momento que estamos celebrando, realizando nossa confraternização, também vemos que acontece essa aproximação entre as gestantes e os funcionários da UBS e isso facilita muito nossa relação, assim conseguimos criar vínculo e realizar um atendimento melhor” ressalta.

A gestante Regiane Souza Costa, enfatizou o conhecimento passado nos encontros e como vem sendo importante para ela. “Nós gestantes acabamos conhecendo muito mais do que pensamos que sabemos e hoje vejo a importância desse grupo, desse trabalho que é realizado, até porque acaba sendo um trabalho que vai além dos encontros, pois é possível ajudar familiares, pessoas próximas que não conseguem estar presentes”, explica ela.

A profissional Doula (assistente de parto), membro do Movimento Parto de Gente, Maria Jozilene do Carmo, finalizou as palestras orientando sobre a gestação, o parto e a amamentação saudável e consciente. Além disso, informou sobre o apoio físico e emocional para as mulheres, que a partir das orientações começarão a ter mais cuidados e poderão ter uma experiência positiva e agradável durante seu período gestacional e no pós-parto.

Para a realização da confraternização, a UBS Nova Sorocaba organizou durante o ano bazares para vender roupas doadas, além de uma vaquinha feita pelos funcionários. A ONG Mãos de Amor também doou kits de enxoval feitos por voluntárias como a dona Margarida Toyo, de 75 anos, para presentear as gestantes. Já na UBS Éden os encontros completaram três anos neste mês de dezembro e conta com a colaboração de doações dos pacientes, da comunidade local e de toda a equipe da Unidade Básica de Saúde para manter e dar assistência em todas as ações realizadas.

Para as gestantes que queiram participar do grupo em 2019, é necessário que vão até as unidades do Éden ou Nova Sorocaba e façam sua inscrição. Os encontros do grupo acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, às 9h.

A UBS Éden fica localizada rua Salvador Leite Marques, 933. Para mais informações, as interessadas podem ligar no telefone: (15) 3225-3105. Já a UBS Nova Sorocaba fica na av. Americana, 351. Mais informações pelo telefone: (15) 3223-2488.

 

Muito mais por Sorocaba!