19/6/2017 - Sorocaba - SP

Trio Macaíba anima o público com forró no Parque Campolim

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A música e a dança que fizeram do ritmo nordestino uma paixão nos quatro cantos do país e fora dele, embalou o público na manhã deste domingo (18) no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. O Trio Macaíba levou o melhor do forró, dentro do projeto ‘Domingo no Parque’, e animou muita gente que se levantou da cadeira e transformou o local em um grande salão de dança. O projeto é da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sorocaba, com produção de Carlos Madia.

Mais de 200 pessoas participaram desta edição do evento, incluindo crianças que assistiram ao show ao lado da família. Já os casais caíram mesmo é na dança ao som de ritmos como ‘Mulher rendeira’, ‘A vida do Viajante’, e outras coletâneas de Luiz Gonzaga, além de músicas autorais do trio.

O grupo se dedica a mais tradicional vertente do ritmo, o chamado “forró pé de serra”, alusão às áreas onde se desenvolveu o gênero. Suas apresentações contam com composições próprias e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e também Gilberto Gil e Djavan. O trio foi formado em 2000 por músicos apaixonados pelo forró e, desde então, tem um cuidado especial com a sonoridade, por isso a formação tradicional é feita com sanfona, triângulo e zabumba, instrumentos que marcam a vertente do ritmo. Formam o trio, Beto Corrêa (sanfona e voz), Cleber Almeida (zabumba e voz) e Ramon Vieira (triângulo e voz).

Há quinze anos se apresentando pelo Brasil, Trio Macaíba tem dois discos lançados “Na Trilha do Pé de Serra” (2011) e “Comida Típica, Tempero Universal” (2015).

Entre 16 de janeiro e 2 de fevereiro, embarcaram para a sua 1ª turnê europeia, percorrendo Munique e Berlim, na Alemanha; Oslo, na Noruega; Londres, na Inglaterra; Amsterdã, na Holanda; Lisboa, em Portugal; Paris, na França e Zurique, na Suíça.

Público prestigia

Na plateia, a cantora sorocabana Victória Conegero, que sempre prestigiou os eventos culturais promovidos na cidade, ficou feliz com a retomada das apresentações no Campolim. “É um projeto que movimenta a cidade, principalmente por ser em local aberto para o público que muitas vezes tem que recorrer a bares ou à capital para assistir apresentações como essa”, comentou a cantora que ainda este ano lança um álbum só de músicas autorais do projeto ‘Benziê’, em parceria com Du Pessoa.

Já quem se arriscou a dançar ainda pôde participar de uma grande roda formada. Teve até quadrilha embalada com os clássicos das festas de São João.

Para o músico Cleber Almeida, que já teve a oportunidade de se apresentar várias vezes no Campolim, foi mais uma vez muito gratificante. “Sempre que formos convidados estaremos aqui; tocar no parque existe um movimento diferente e ver as crianças participando é muito bacana, é esse o recado da cultura brasileira de poder chegar principalmente nelas”, comentou.

Durante a manhã no parque as crianças também puderam participar das atividades do projeto da Associação Cultural Pintura Solidária que todos os domingos está no Parque Campolim com oficina de pintura em telas.