5/2/2018 - Sorocaba - SP

Transformação da área degradada em lazer no Abatiá chega à fase final da terraplanagem

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A construção de uma área de lazer entre o Jardim Ipiranga e o Jardim Abatiá está na fase de conclusão da terraplanagem. Na sequência serão construídos os equipamentos da área de lazer. O espaço era degradado, uma cratera aberta pela erosão com mato, lixo e entulho. A melhoria foi determinada pelo prefeito José Crespo, no primeiro semestre de 2017. A área em recuperação fica no final da rua Santo Micheletti, na margem de um córrego afluente do Itanguá, na zona oeste de Sorocaba.

Até o momento, o Saae-Sorocaba já corrigiu os problemas referentes a lançamentos irregulares de esgoto que poluíam o local. Na próxima semana devem ser concluídas as construções das galerias pluviais e para a semana seguinte, caso as chuvas não prejudiquem a velocidade dos trabalhos, ficará pronta a terraplanagem que nivelará a superfície da futura área de lazer com o seu entorno.

O morador das imediações, Davi Leonel Pedroso, 59 anos, comemora o avanço dos trabalhos. Conta que vai frequentar a área de lazer com a família e comemora que a sujeira já acabou. “Eu estou acompanhando desde o começo, desde quando o prefeito Crespo veio aqui para atender os moradores e anunciou a obra”, declara. A auxiliar de educação, Josy de Sousa, 41 anos, diz que não vê a hora de ficar pronto, pois vai ter opções para os seus três filhos, com idades entre 4 e 22 anos.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e diretor geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, já foram despejados mais de 1.200 metros cúbicos de terra para aterrar a vossoroca que existia no local. “Com a conclusão da infraestrutura das galerias de água pluvial o Saae-Sorocaba concluirá o aterro para as demais secretarias municipais darem sequência ao trabalho”, explica Ronald Pereira.

A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras e a de Meio Ambiente, Parques e Jardins farão a urbanização do espaço e instalarão as atrações recreativas, conforme previsto no projeto da Secretaria de Planejamento e Projetos.

Quadra, academia e parque são atrações no local

A alegria e a expectativa da população vizinha da área em recuperação são grandes. Os moradores terão à disposição uma quadra poliesportiva, pista de caminhada em saibro, equipamentos da academia ao ar livre, parque de diversões para as crianças e sistema de urbanização e paisagismo, com o plantio de grama, muda de árvores e iluminação público.

Tudo isso substituirá o buraco onde era despejado lixo, no trecho do córrego, cujo lançamento do sistema de drenagem foi prolongado. Antes, o que se via por ali era mato e materiais descartados pela própria população, como restos de construção, pneus, garrafas, sofás, restos de móveis, objetos diversos e lixo doméstico.