19/10/2020 - Sorocaba - SP

Terminal Vitória Régia terá testagem de Covid-19 na segunda-feira (19)

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Usuários do transporte coletivo de Sorocaba e que utilizam o novo Terminal Vitória Régia poderão fazer a testagem da Covid-19 na próxima segunda-feira (19). Os testes estão sendo realizados numa parceria entre Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde.
Os testes, que acontecem apenas na segunda-feira (19), das 7h30 às 12h, são dirigidos às pessoas que utilizam os ônibus. Este será o quinto dia seguido de testagem gratuita. Cerca de 1.200 pessoas já foram testadas esta semana nos terminais Santo Antonio e São Paulo. Os resultados serão enviados através de celulares em até 48 horas. Desse total, em média 1% dos testados apresentou anticorpos para a Covid-19. O objetivo da ação é checar se os usuários rotineiros do transporte coletivo já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas.
Trata-se do exame que detecta anticorpos por meio de coleta sanguínea intravenosa, realizado pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES). Podem ser testadas crianças, desde que acompanhadas dos responsáveis, e adultos de todas as idades. Para isso, os interessados devem apresentar um documento de identidade (RG, CNH ou CPF) com foto. Já as crianças devem possuir CPF, que precisa ser apresentado no momento da inscrição.
Em outras etapas de testagem, já passaram pelo exame os trabalhadores do trânsito e do transporte da cidade, incluindo-se os motoristas de ônibus, funcionários da Urbes, motoristas e entregadores por aplicativo.