11/2/2011 - Sorocaba - SP

Substituição do piso do Centro prossegue pela madrugada

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Com o objetivo de acelerar ao máximo os serviços e minimizar os transtornos aos comerciantes, trabalhadores e frequentadores do Centro, o processo de substituição do piso não para nem mesmo durante a madrugada. Às 21h da última quarta-feira (9), a Prefeitura de Sorocaba iniciou a remoção do antigo piso em porcelanato no Bulevar Barão do Rio Branco, da Rua São Bento até o Bulevar Braguinha. As obras neste trecho prosseguem até sábado (12), terminando sempre por volta das 6h, o que permite a retomada da rotina do Centro logo pela manhã. 

 

Neste período entre 21h e 4h, os pisos estão sendo removidos com o uso de fresa. A máquina fresadora é uma espécie de “carrinho”, conduzida por um operador, cuja parte inferior é formada por uma lâmina rotativa, que permite o corte simultâneo de uma grande área não só do porcelanato, mas também da argamassa responsável por sua fixação, facilitando a retirada do material. Após este horário, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) transporta o entulho gerado até o Aterro de Inertes, assim como promove a lavagem e limpeza da rua. 

 

O mesmo procedimento já havia sido adotado na Braguinha e na Praça Cel. Fernando Prestes, onde remoção com a fresa estará concluída até sábado. Durante o dia, a remoção na Barão do Rio Branco continuará manualmente, com a sinalização e o fechamento do setor trabalhado com telas de segurança. Em razão dos trabalhos noturnos, a Seobe agradece a compreensão dos moradores da região e se desculpa pelos transtornos causados, porém, a ação acontece visando minimizar os impactos na região durante o dia.


Os 38 mil m² do antigo piso em porcelanato estão sendo substituídos pelos do tipo ladrilho hidráulico, mais conhecido como “piso padrão”, e definido pela Prefeitura a partir de uma enquete, quando foi escolhido por 89% dos 1.746 entrevistados. O piso foi considerado menos escorregadio.