7/11/2018 - Sorocaba - SP

Sorocaba terá Centro Municipal de Estudo Urodinâmico

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir de quinta-feira (8), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), contará com o Centro Municipal de Estudo Urodinâmico “Enio Cardoso”, que atenderá pacientes urológicos na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O novo setor já possui o aparelho de urodinâmica doado pelo Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620).

De acordo com a SES, este procedimento não é realizado desde 2011 em Sorocaba e 1.170 pacientes aguardam pelo exame. “O exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de alterações no funcionamento da bexiga, bem como para avaliar a resposta aos tratamentos instituídos. O estudo urodinâmico tem indicação para o estudo de muitas doenças da bexiga, nomeadamente em patologias que condicionam alterações do padrão normal do armazenamento da urina na bexiga e do ato da micção”, comenta o urologista Daniel Elpidio.

O aparelho é utilizado para realizar a avaliação urodinâmica, que consiste em registrar a pressão vesical durante a fase de enchimento e esvaziamento da bexiga, bem como o fluxo urinário durante a micção, podendo contribuir significativamente para o diagnóstico das disfunções vesicais.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a cidade não possuía o aparelho na rede pública de saúde, nem mesmo nas unidades hospitalares do Governo do Estado que existem em Sorocaba. “Logo depois da inauguração a agenda para atender os pacientes será iniciada e muitos pacientes serão beneficiados com essa melhoria trazida pelo governo José Crespo”, ressalta a titular da pasta.

O atual presidente do Rotary Vergueiro, Vicente Antunes Neto, comenta que o objetivo da instituição é ajudar ao próximo e que o aparelho foi doado com grande satisfação. “Estivemos na Policlínica em julho deste ano e pudemos presenciar as melhorias que a atual gestão vem realizando. Esse aparelho custou R$ 17 mil e o Rotary doou com muito orgulho, visando a saúde dos pacientes que necessitam desse exame”, explica.

A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, às 9h, na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O evento contará com a presença do chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, que estará representando o prefeito José Crespo. Além da secretária da saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, estarão presentes o coordenador médico da unidade, Dr. Paulo Gurres e o médico urologista e responsável pelo Centro Municipal de Estudo Urodinâmico, Dr. Daniel Elpidio.