29/11/2010 - Sorocaba - SP

Sorocaba será a única expositora de evento de Cidades Educadoras

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A secretária da Educação participa, na próxima terça-feira (30), do Seminário “Cidades, Educação e Civilidade”, em Belo Horizonte. Estarão presentes, representantes dos 13 municípios que integram a Rede Brasileira: São Paulo, São Carlos, Santo André, Santos, Sorocaba e São Bernardo do Campo (SP), Jequié (BA), Belo Horizonte e Montes Claros (MG), Campo Novo do Parecis (MT), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), e Dourados (MS).

O prefeito de Belo Horizonte faz a abertura oficial do evento às 8h30. Em seguida, acontecem as mesas redondas para debater os temas "Educação, Trabalho e Sustentabilidade", às 10h, "Rede Sociais, Juventude e Educação", às 14h, e "As crianças e as cidades", às 16h30.

Sorocaba é a única cidade que terá um espaço para apresentação das ações do 'Cidade Educadora', bem como para falar sobre o andamento do termo de cooperação técnica com a Unesco.

“Das cidades educadoras brasileiras, Sorocaba foi a primeira a firmar esse acordo com o organismo e, por esse motivo, iremos expor como estamos trabalhando as ações educacionais na cidade”, explicou a secretária.

Teresinha participará da 1ª Mesa Redonda e falará sobre o tema "Cidade de Sorocaba e Unesco". Também participam deste debate Laís Wendel Abramo (OIT Brasil), César Piva (Fábrica do Futuro) e Hugo Vocura (Inhotim). Após as exposições haverá debates.

O seminário contará ainda com a presença de autoridades de Belo Horizonte e representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Agência Perfil, Fábrica do Futuro, Inhotim, dentre outros.

Realizado pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras, em parceria com a Unidade Temática de Educação da Rede Mercocidades, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação e Programa Prefeitos pela Paz, o evento é preparatório para XV Cúpula das Mercocidades e ainda da 58ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, que acontecem entre os dias 1 e 3 de dezembro, também em Belo Horizonte.

A Rede Mercocidades foi criada em 1995 por iniciativas dos prefeitos das principais cidades da América do Sul. Atualmente conta com mais de 200 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru, com população estimada de 80 milhões de pessoas.

Tem como objetivo favorecer a participação dos municípios no processo de integração regional, promover a criação de um âmbito institucional para as cidades dentro do Mercosul, desenvolvendo o intercâmbio e a cooperação horizontal entre as municipalidades.

Informações: http://w10.bcn.es/APPS/eduportal/pubPortadaAc.do.