2/12/2019 - Sorocaba - SP

Sorocaba ganha um novo símbolo numa praça central revitalizada

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

FormatFactoryimg2479

Antes mesmo de sua inauguração oficial, na manhã deste sábado (30), o novo totem da cidade já foi adotado pela população sorocabana como parte de sua identidade regional. Adultos, jovens, crianças e idosos fizeram questão de tirar fotos e selfies ao lado deste que está se tornando o mais novo símbolo de Sorocaba e que foi entregue à população, assim como a revitalização da praça Coronel Fernando Prestes. A solenidade que oficiou o presente ao município contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho,  do ex-prefeito Renato Amary e de outras autoridades, foi marcada por alegria e, sobretudo, por emoção.

Com a revitalização a praça recebeu novos canteiros em torno das árvores plantadas pelo local, enquanto outros pontos ganharam vasos com plantas ornamentais e bancos diferenciados; alguns deles foram reformados e com os outros instalados totalizam, agora, 30 bancos. As equipes das Secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Meio Ambiente (Sema) também revisaram a iluminação da praça, realizaram a poda de árvores e a pintura do pergolado.

Já o novo totem, símbolo da cidade foi escolhido pela população através de enquete realizada pela internet, ganhou espaço privilegiado, em frente à pérgula. Com 13,4 metros de extensão e 2,10 metros de altura, ele tem a segunda letra “O” em formato de coração e foi custeado pelo empresariado local, atendendo a um chamamento público feito pela Prefeitura. Sorocaba deverá receber outros seis totens em pontos estratégicos da cidade.

Autoridades, entre secretários, vereadores, empresários, servidores municipais, além do pároco da Catedral Metropolitana de Sorocaba, o padre Tadeu Rocha Moraes, e do presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, prestigiaram a solenidade de entrega da revitalização da praça e do totem. Reze, inclusive, destacou a importância da revitalização da praça central como forma de resgatar a identidade sorocabana num local “bonito, agradável e acolhedor”. Fatores que, segundo ele, “valorizam o comércio e as empresas instaladas nessa importante região da nossa cidade”.

O vereador Hudson Pessini, que representou o Legislativo Sorocabano, também compartilhou das mesmas palavras citadas pelo empresário e lembrou da reforma pela qual a praça Coronel Fernando Prestes passou em 2003, durante a gestão do ex-prefeito Renato Amary. Obra que, de acordo com o parlamentar, foi fundamental para alavancar os investimentos na região central. “E hoje vemos a entrega dessa revitalização, que dará um novo impulso aos investimentos nessa região, que é o coração da cidade. Parabéns à prefeita Jaqueline Coutinho. Essa revitalização resgata o orgulho do sorocabano”, disse.

Já a prefeita Jaqueline Coutinho, cujos pais Geraldo Barcelos Coutinho e Neide Andrade Barcelos Coutinho também participaram da solenidade, fez um discurso marcado pela emoção em diversos momentos. “Antes de começar a comentar sobre este evento, eu gostaria que vocês olhassem ao redor, que prestassem atenção a este espaço. Tenho certeza de que ele faz parte da memória de muitos de vocês. Mais…faz parte da saudade de vocês. E como saudade a gente só sente de coisas boas, aqui, neste momento, sei que estamos experimentando as recordações da nossa infância nas brincadeiras sob o olhar carinhoso de nossos pais, ou de uma juventude ardente quando, após a missa, a gente gostava mesmo de paquerar por entre ideias de um grande amor”, disse e completou: “Alguns dirão que não fizemos mais que obrigação em melhorar o aspecto da praça central. Outros poderão minimizar as singelezas das mudanças. Mas aqueles que trazem a alegria das histórias vividas aqui e reconhecem esse esforço em oferecer aos sorocabanos um estímulo ao reencontro com seu orgulho e a sensação de pertencimento, esses ficarão felizes.”

Ainda durante seu discurso a prefeita destacou as mudanças realizadas com a revitalização. “Entregamos hoje à população um novo ajardinamento, novos bancos para que as pessoas possam sentar e apreciar o lugar e um novo marco da cidade. O totem que traz o nome de Sorocaba e congrega nele todo nosso sentimento de amor. Aquele coração no lugar da segunda letra ‘o’ é isso; é nossa declaração de amor à cidade. É um presente para todos nós. Foi doado pelo empresariado local e, agora, passa a ser parte da paisagem de nossos dias”, destacou a chefe do Executivo.

Homenagem e emoção

Um dos momento mais emocionantes da solenidade foi uma homenagem feita pela prefeita Jaqueline Coutinho ao ex-prefeito e ex-deputado federal Renato Amary, responsável pelas obras de revitalização da praça Coronel Fernando Prestes, há 16 anos. A prefeita entregou o brasão da cidade ao ex-prefeito com uma placa com dizeres de reconhecimento por sua colaboração para com o desenvolvimento do município. Lembrou das obras de revitalização e os impactos positivos na cidade diante da modernização da  praça, naquela época.

Jaqueline não conteve a emoção ao relembrar de como conheceu Amary, responsável pela sua inclusão na vida política. “Foi graças ao ex-prefeito Renato Amary que eu entrei na política. E só entrei porque ele me convidou. Porque meu pai sempre falou da figura desse homem como político e empresário”, disse. A prefeita finalizou sua homenagem ao ex-prefeito citando uma frase de Antoine de Saint Exupéry, escritor francês autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943:  “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” O autor quer dizer que aquele que é amado passa a ser responsável pelo outro, por aquele que nutre o afeto por si. O ensinamento sugere que devemos ser prudentes com os sentimentos daqueles que nos amam.