17/2/2020 - Sorocaba - SP

Sorocaba ganha 50 árvores em trote solidário com calouros da Facens

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Quinze calouros da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) plantaram neste sábado (15) 50 árvores nativas em duas áreas ao lado da Praça da Biodiversidade, próximo ao rio Sorocaba. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a ação ambiental fez parte do “Trote Solidário” da faculdade e contou com a participação do secretario do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

O objetivo da atividade foi utilizar toda a “energia” dos alunos nesta época do ano e direcioná-la para a realização de uma atividade em prol do meio ambiente, contribuindo com o aumento da arborização na cidade.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Para a ação ambiental, a equipe de Educação Ambiental da Sema falou sobre a importância da arborização urbana e realizou uma oficina para mostrar o passo a passo do plantio. Além de disponibilizar as mudas, a Divisão de Áreas Públicas da Secretaria do Meio Ambiente também preparou toda a infraestrutura necessária, como a preparação dos berços, adubação, transporte das mudas, tutores e insumos.

Sozinhos, em duplas ou em trios, os universitários plantaram árvores de 22 espécies nativas, como ipê, aroeira-preta, pau-ferro, quaresmeira e tamboril.

Deevis Billi Poul Rabelo de Araújo, de 17 anos de idade, foi um dos participantes da ação da Secretaria do Meio Ambiente. Segundo ele, outro grupo de calouros da Facens também realiza neste sábado uma atividade social promovendo a pintura de uma entidade assistencial da cidade. “Eu optei por vir aqui plantar árvores, gosto muito disso, já até quis fazer Biologia”, contou.

Ao contrário da maioria dos seus colegas de faculdade, essa não é a primeira vez que Deevis planta árvores na cidade. Desde criança participou de plantios no Jardim Ipiranga, bairro onde mora sua avó. Agora ele quer ajudar a plantar mais árvores no sítio do seu tio e se interessou na doação de mudas que a prefeitura realiza no Parque Natural “Chico Mendes”.

Mais informações sobre plantios na cidade podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3219.2280.