5/4/2011 - Sorocaba - SP

Sincomerciários Sorocaba realizará 7ª. edição da Semana Cultural Comerciária em abril

da assessoria

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba – (Sincomerciários Sorocaba), realizará de 12 a 17 de abril, a partir das 19h30, no salão de eventos do Clube dos Comerciários, em Sorocaba, a 7ª. Semana Cultural Comerciária.

Segundo o presidente da entidade, Ruy Queiroz de Amorim, que também é professor e sociólogo, a iniciativa tem por objetivos promover a cultura dos comerciários e a integração da categoria com a sociedade.

Na abertura dia 12, terça-feira, com a presença já confirmada do presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, acontecerá a apresentação da Orquestra Jovem da Fundec e da banda da Polícia Militar, além da palestra “Meio Ambiente: Problemas e Oportunidades”, com Sandro Donnini Mancini, professor da Unesp, também Mestre e Doutor em engenharia de materiais. Dia 13, quarta-feira, acontecerá a Oficina de Medicina Preventiva – Saúde do Homem e da Mulher, com palestras relativas ao tema, realizadas por profissionais da área médica, coordenados pelo médico, Marcos Roberto Feltrin. No dia 14, (quinta-feira) acontecerá a palestra “O Direito de Resposta na Grande Mídia”, com o assessor sindical João Franzin, também jornalista e editor do site Agência Sindical. No mesmo dia acontecerá a palestra “Exploração do Trabalho Infantil/Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, com o Paulo de Lara Dante, assessor da Fecomerciários. Já no dia 15, sexta-feira, é esperada a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A assessoria do ministro já encaminhou correspondência oficial ao Sincomerciários Sorocaba, afirmando que sua presença depende de remanejamento de agenda. Se marcar presença no evento, Lupi deverá tratar das questões que envolvem o “Mundo do Trabalho”. No mesmo dia, o escritor e poeta Mário Bastos ministra a palestra “O Profissional Multifuncional”, quando faz uma síntese de um profissional completo, preparado para enfrentar o mercado de trabalho competitivo. Otacílio Monteiro, também poeta e escritor se apresenta em seguida, com “Palavra, Ferramenta de Trabalho”, através da qual destaca a importância do poder da palavra no cotidiano das pessoas.

Dia 16, sábado, acontecem três apresentações musicais, desta vez, no ginásio poliesportivo do clube. Na abertura, às 18 horas, o escritor, violeiro e pesquisador Paulo Freire faz uma apresentação especial sobre livro “Jurupari”. É uma mistura inteligente de palestra com música. Em seguida, às 20h30, o “Trio Sabiá”, grupo que valoriza as raízes do Brasil, usa de muita animação para apresentar-se aos convidados. No encerramento da noite, o Grupo Cunhatã, da cidade de Limeira, realiza o Show ”Rio-São Paulo do Samba”, cantando Adoniram Barbosa e Noel Rosa.

No dia 17, domingo, acontecerá o encerramento da 7ª. Semana Cultural Comerciária, com atividades voltadas a valorização do esporte. Haverá partidas de basquete, entre equipes profissionais do Centro de Formação de Atletas do Basquetebol Vânia e Vanira Hernandes. Também acontecerão jogos entre as equipes femininas de futsal. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

Durante toda semana haverá sorteio de livros e brindes diversos.

Para mais informações: (15) 2102-7900