2/5/2018 - Sorocaba - SP

Servidores municipais demonstram carinho com o serviço público

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Tem dias que a gente acorda cheio de energia e 24 horas parecem insuficientes para executarmos todas as nossas metas. Em outros momentos, reduzimos o ritmo e o desânimo toma conta.
Mas, há aqueles dias em que sentimos que tudo vale à pena, e que não estamos aqui por acaso.
O Dia do Trabalho, comemorado nesta terça-feira (1), é para reafirmar isso. E na Prefeitura de Sorocaba, o servidor público merece os aplausos não apenas pelo trabalho prestado, mas por suas histórias, carisma e a relação com outros profissionais.

A história por trás do 1º de maio aconteceu no século passado, devido a diversas greves e mortes de trabalhadores que ocorreram enquanto eles buscavam condições melhores para seus empregos, então o dia foi marcado para homenagear essa luta.

Mas a história dos servidores do Paço Municipal se passa muito tempo depois, mas continua marcando nãosó para eles como também àqueles que os procuram diariamente para algum serviço público.
Depois de 3 décadas de trabalho na administração pública, este será o primeiro ‘Dia do Trabalho’ que Antonio Gimenes Alcoléa não estará à frente do protocolo da secretaria, onde por anos e anos prestou atendimento à população.

Foram 35 anos dedicados à prefeitura, trabalhando em meio a diferentes gestões, e agora, o merecido descanso, dizem os colegas da pasta.
“Ser servidor é uma missão, hoje terminou de forma majestosa a do Antonio. Eu o cumprimentei, e agradeci por todo o serviço prestado, a responsabilidade e o amor que ele sempre colocou no seu trabalho”, conta o Secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, funcionário público há 33 anos.

Antonio é um dos muitos funcionários da prefeitura de Sorocaba que há décadas se dedicam diariamente a um trabalho que, muitas vezes, não aparece diretamente ao público.

Há quase 4 décadas, Sueli Aparecida Tortello é assessora jurídica da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (Saj), e é a servidora mais antiga da prefeitura em atividade.
Ela comenta que sempre teve orgulho do que faz. “Eu sempre gostei muito do que eu faço e desde que entrei na vida pública estou na Saj. “, conta emocionada.

Ela ainda explica que pelo tempo, acabou se tornando uma espécie de “mãe conselheira” para as pessoas que estão a menos tempo na administração municipal. “Como sempre estive ligada à área jurídica e estou há mais tempo lá, toda pessoa nova e até alguns que estão há algum tempo, sempre me procura pedindo algum conselho ou ajuda em algo, é gratificante”, expressa a assessora.

Figura carimbada de quem transita pelos corredores do prédio do Paço, Sebastião Porangaba, assistente de secretaria e expediente, sempre trabalhou na área da segurança patrimonial e já está no serviço público há 31 anos. “Comecei aqui como vigia, prestei o concurso público e passei em segundo lugar, desde então, me encontro vendo as gerações de servidores passarem”, fala Sebastião com a autoridade de quem conhece cada espaço do Paço Municipal.

Porangaba destaca ainda que por trabalhar próximo a garagem, sempre teve boa relação com secretários e prefeitos que já passaram pelo Prefeitura. “Vejo quase todos eles passarem, alguns param para conversar, inclusive o prefeito Crespo que é muito atencioso com todos os servidores, gosto bastante desse contato que ele tem, mostra que é gente como a gente”, confessa o servidor.

A preocupação de qualquer trabalhador é atender as pessoas de maneira correta. E no serviço público em especial não é diferente por lidar diretamente com as pessoas, desde atender a uma solicitação para uma poda de árvore até as questões mais abrangantes de saúde, de educação, de tributos.
“Os servidores tem um trabalho fundamental de ser o elo entre a população e a administração pública, e o fazem com muita competência”, diz o prefeito José Crespo. Hoje, eles são 12 mil na administração pública municipal de Sorocaba.
Funcionário público há 32 anos, o médico e ex-secretário da saúde da Prefeitura de Sorocaba por três vezes, Ademir Watanabe, tem 68 anos e é experiente na área do serviço público. “Eu sempre me preocupei com a população da cidade, tentei fazer uma saúde pública voltada para os cidadãos”, conta Ademir.

Formado em medicina pela pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Sorocaba em 1974, Watanabe relata que o trabalho enquanto servidor público é gratificante, apesar das dificuldades. “É um trabalho para o povo e, mesmo que o caminho seja espinhoso, é sempre para o bem coletivo”, ressalta.

É pensando nesse bem coletivo e na humanização das relações de trabalho, que Marli de Matos, de 62 anos – assistente administrativa do Protocolo Geral da Prefeitura há 30 anos, fala das suas experiências. “Passamos por dezenas de pessoas diariamente e, muitas chegam mais nervosas, mas nós sempre tentamos tranquilizá-las e encaminhar os seus pedidos. Por mais que seja difícil sempre devemos tratá-las bem”, explica Marli.

E são esses e outros tantos que há décadas servem à população por meio do serviço público que dão o principal conselho aos recém-chegados na carreira pública: “é necessária sempre dedicação, porque o trabalho bem feito é base para o seu sucesso profissional”.