5/1/2011 - Sorocaba - SP

Serviços de roçagem e tapaburaco são ampliados

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em razão dos altos índices de chuva e temperatura registrados nos últimos meses, a Prefeitura de Sorocaba ampliou o número de equipes responsáveis pelos serviços de tapaburaco e pela roçagem e limpeza de canteiros centrais, praças e espaços públicas no início deste ano. Durante o verão, o setor de manutenção de áreas verdes conta com 22 equipes, entre funcionários de empresas terceirizadas, reeducandos e egressos do sistema penitenciário, enquanto as equipes de manutenção asfáltica foram ampliadas de três para cinco, para atender aos aumentos de demanda neste período. 

O clima neste período do ano favorece o crescimento da vegetação, aumentando a demanda pela manutenção das áreas verdes. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) responde pela manutenção de aproximadamente mil áreas públicas, entre praças, parques, áreas de lazer, próprios municipais, canteiros centrais de avenidas, calçadas e terrenos sem construções, o que corresponde a uma área de aproximadamente 30 milhões de metros quadrados de vegetação removida durante um ano.

O diretor de Serviços Urbanos da Seobe, Clebson Ribeiro, afirma que para melhor atender às necessidades de serviços de roçagem, a Prefeitura firmou em 2010 um contrato para atender exclusivamente a manutenção de próprios municipais, por exemplo, escolas, centros de saúde e centros esportivos. “Os setores de roçagem e tapaburaco no verão. Então, neste período, temos aumentado o efetivo de pessoal para estes serviços para compensar esta demanda em razão do clima”, ressalta.