7/11/2018 - Sorocaba - SP

Serpo faz limpeza em 21 bairros de Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O trabalho foi realizado com apoio dos reeducandos do sistema prisional

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) da Prefeitura de Sorocaba realizou no último mês de outubro a limpeza de 92 ruas de 21 bairros de todas as regiões da cidade. Os trabalhos foram realizados por equipes de reeducandos do sistema prisional por meio de parceria firmada com a Serpo. Os trabalhadores percorreram 57,6 km de ruas fazendo a limpeza e a capinação. De acordo com a Serpo, o material retirado dessas ruas – cerca de 276 m³ – , foram suficientes para encher 46 caminhões caçamba somente com materiais inservíveis.

De acordo com a secretaria, os bairros beneficiados foram: Wanel Ville I ao V, Parque dos Eucaliptos, Ipatinga, Pinheiros, Maria Eugenia, Vila Augusta, Árvore Grande, Jardim Prestes de Barros, Vila Santa Cruz, Vila Haro, Alem Ponte, Jardim Emilia, Jardim Ferreira, Jardim Germiniani, Vila Esperança, Jardim Brasilândia, Vila Fiore, Jardim Eldorado, Jardim Pelegrino, Vila Barcelona e Vila Hortência.

O projeto que atende os reeducandos é realizado pela Funap – Fundação de Amparo aos Presos -, e tem o objetivo de reintegrar presidiários junto à sociedade por meio de trabalhos na comunidade. Serviços como criação de mudas de árvores, limpeza de ruas, asfaltamento são algumas das ocupações. Os participantes dessa modalidade têm oportunidade de ter um novo contato com a sociedade fora dos presídios e se sentirem bem com o serviço prestado a ela, além da redução de pena: a cada 3 dias de trabalho, 1 dia é subtraído da pena do praticante.