16/1/2019 - Sorocaba - SP

Semes quer aumentar o ritmo de trabalho em 2019 implantando novos projetos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc7028

Apesar de ter sido considerado um ano bastante movimentado para o esporte da cidade, 2018 não deve superar 2019 se depender do entusiasmo já demonstrado pelo secretário de Esportes e Lazer de Sorocaba, o ex-atleta de fustal, Simei Lamarca.  Isso porque ele projeta o desenvolvimento de vários projetos para este ano, incrementando as competições que já fazem parte do calendário da cidade.

Além disso, Simei Lamarca procurou engrossar o orçamento do esporte para esse ano e pleiteou emendas junto aos vereadores de Sorocaba, conseguindo a colaboração de 18 parlamentares da Câmara.

Dentre as ações que estão sendo planejadas para este ano, estão disputas do futebol amador, que envolvem atletas de todas as idades, com cada um tendo seu espaço para disputar pelo menos um campeonato oficial no ano. Vale ressaltar que todas as disputas no futebol e futsal tem o importante apoio da Prefeitura de Sorocaba que arca os custos de arbitragem e premiação e outros gastos da competição. Para 2019, a intenção é fazer tudo novamente e, ao mesmo tempo, buscar novas conquistas.

Mas, sem dúvida, um dos maiores destaques do esporte em Sorocaba são os campeonatos varzeanos, que levam um grande público aos campos de futebol e movimentam a cidade.  Simei Lamarca reconhece que “esses atletas tem um ponto interessante, porque a semana toda eles tem seus compromissos profissionais e, aos finais de semana, se dedicam a levar aos torcedores o melhor do futebol. Isso é muito louvável até porque o varzeano de Sorocaba é uma referência para toda a região e, quem sabe, até para o estado todo”, disse o secretário. O varzeano é disputado ainda por times de futebol infantil e juvenil.

Aliás, foi o trabalho da secretaria que criou em 2018 a quarta divisão do varzeano, além de abrir duas divisões para os veteranos, juvenil e infantil.

Os sete campeonatos oficiais em Sorocaba são disputados em campos fechados e com trio de arbitragem, sempre contando com um grande público, como foi o exemplo dos jogos finais da Taça Cidade de Sorocaba deste ano assistidos por mais de seis mil torcedores nos dois jogos. “A Semes tem, há muitos anos, uma saudável parceria com a Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), responsável pela arbitragem e anotações dos relatórios de todos os jogos”, lembrou Simei.

As competições do varzeano são: Taça Cidade de Sorocaba, Palácio dos Tropeiros, Baltazar Fernandes, Manchester Paulista, Primeira Divisão de Veteranos, Segunda Divisão de Veteranos, Taça Brigadeiro Tobias e Futsal.

 Jogos Abertos e Regionais

Com um planejamento esportivo e um calendário anual bem feito, o secretário pontuou algumas conquistas expressivas da pasta durante de 2018. Um dos principais exemplos é a parceria com a Magnus Futsal, que rendeu o bicampeonato mundial em Bangkok, na Tailândia.

A participação nos Jogos Regionais, Abertos, para Deficientes Físicos e dos Idosos, também registrou muitas conquistas.  Para este ano, o secretário Simei Lamarca espera trazer para Sorocaba a realização dos Jogos Regionais e os Jogos Abertos dos Idosos realizados em parceria com o Fundo Social de Solidariedde (FSS).

 Várias conquistas e Museu do Esporte

 Não é só de competições de futebol amador a Secretaria de Esportes e Lazer de Sorocaba segue na cidade.  Uma dos maiores conquistas no ano passado foi o Museu do Esporte, espaço localizado na sede da secretaria (Palacete Scarpa – centro de Sorocaba) e que tem como principal proposta resgatar a história dos clubes e dos atletas da cidade. O local é visitado, principalmente por escolas, mas é aberto ao público.

A revitalização do Centro Esportivo do Maria Eugênia também foi outra grande conquista da Semes. A unidade deve ainda receber grama sintética este ano, assim como o Centro Esportivo Dr. Pitico (Vila Angélica). Este, por sua vez, deve ainda receber uma revitalização geral passando pelas quadras de volei de areia, sala de administração, vestiários para o ginásio e para a quadra externa.  “Foi um ano de trabalho duro e árduo, mas prazeroso. Conseguimos materiais esportivos para os centros esportivos e, por meio de uma parceria com o Consórcio Sorocaba – Consor, passamos a contar com o Ônibus dos Esportes, que está sendo levado a vários locais da cidade”, disse o secretário de Esportes e Lazer, ressaltando que sua secretaria também ativou em 2018, projetos sociais como auxílio no transporte de atletas (cadeirantes, amputados, idosos e escolinhas) e de reeducandos do sistema prisional, que fazem o trabalho de manutenção nos Centros Esportivos.

Outros destaques da Semes em 2018, foram a 9ª edição Torneio CrossFit Brasil, parceria com o Sesc para o Mês das Crianças, o Viva Esporte 3ª Idade, Projeto Jovem Talento e entrega de uniformes a 300 crianças, além do Projeto Ginástica do Parque, Cada Gol uma Árvore e o retorno do Campeonato Amador Juvenil de Futebol.

O secretário Simei ressaltou ainda a revitalização do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e a inauguração da primeira quadra pública de futebol society do município. “Juntos, também demos início a outro projeto inovador. O LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) para todas as crianças e jovens que necessitam. Todas essas ações foram conquistas muito importantes não só para a Semes como para toda a cidade”, explicou.

 Tudo continua em 2019

Como pilares para o desenvolvimento do esporte para 2019, Simei adianta que seu carro-chefe será o projeto Praça da Juventude, localizada no Central Parque, Zona Oeste. “Será uma área de mais de 10 mil metros quadrados voltados ao esporte e ao lazer e que queremos oferecer à população ainda este ano”, diz.

Mas outros projetos devem agitar a Secretaria de Esportes e Lazer neste ano, como a construção da nova bilheteria do Estádio Municipal Valter Ribeiro – o CIC, em Santa Rosália, e o portão com rampa de acesso à torcida visitante para acesso da chamada ‘Ferradura’.

Em breve, também deve ser construído o campo de futebol de tamanho oficial de grama sintética nos Centros Esportivos Maria Eugênia e Dr. Pitico (Vila Angélica). Este último, ainda, deve ganhar novos vestiários, a exemplo do que deve ser construído no Central Parque. Vale ressaltar que esse local foi revitalizado e entregue pelo prefeito José Crespo esta semana, ganhando pintura, academia ao ar livre e playground. Nos projetos de Simei Lamarca para 2019 incluiu-se também a primeira academia pública de musculação que será implantada no CIC.

Foto: Adriana Massa

 

Muito Mais Por Sorocaba!