20/9/2017 - Sorocaba - SP

Semana visa sensibilizar sobre maneira correta de descartar vidro

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza a partir desta quarta-feira (20), a Semana de Conscientização “Não jogue vidro no lixo”, atendendo a lei municipal nº 11.446, de 26 de outubro de 2016.

O objetivo da Semana é promover a sensibilização da população sobre a importância de descartar resíduos cortantes de forma correta, prevenindo acidentes. “Devemos adotar algumas medidas simples no momento de descartar vidro e outros objetos pontiagudos e cortantes para que os coletores de lixo e catadores de materiais recicláveis não se machuquem”, destaca a secretária da Sema, Karen Castelli.

Na sexta-feira (22), das 9h às 16h, durante a programação da Semana da Árvore, a Sema realizará uma ação de sensibilização sobre o tema na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, onde milhares de pessoas circulam diariamente. Além de promover a doação de 800 mudas de árvores, a equipe de Educação Ambiental vai aproveitar o momento para conversar e orientar a população sobre a maneira correta de descartar vidros e outros materiais cortantes.

Na semana passada, a equipe de Educação Ambiental realizou uma ação de sensibilização na Vila Hortência e orientou 250 moradores do bairro sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos. O grupo aproveitou a ocasião para também tratar com os munícipes sobre os cuidados no descarte de objetos cortantes e pontiagudos. Um material informativo foi distribuído nas residências.

Como deve ser feito

O descarte de vidro, seja quebrado ou não, e outros objetos pontiagudos e cortantes, precisam de bastante atenção para não machucar os coletores de lixo e os catadores de materiais recicláveis, mesmo que eles estejam utilizando equipamentos de segurança. Algumas soluções bem simples podem ser adotadas para prevenir acidentes.

Quando tiver que jogar fora o vidro, o mais adequado é colocar em uma embalagem de papelão devidamente identificada ou uma garrafa pet lacrada e com alerta, como, por exemplo, “cuidado: vidro quebrado”. Outra alternativa é embrulhar o vidro ou os cacos com bastante jornal, colocar numa sacola separada dos demais resíduos e descartar de maneira segura, identificando o material. Já no caso de latas, deve-se lavar a embalagem, fechar a tampa para dentro da lata e separar para os resíduos recicláveis.

Sobre o vidro

O vidro é um material que demora mais de 10.000 anos para se decompor na natureza. Por isso, sempre que possível, deve ser reaproveitado. Além de preservar recursos naturais, reduzindo o consumo de matérias-primas retiradas da natureza, como areia e água, esta iniciativa ajuda a reduzir o volume de lixo dos aterros sanitários e colabora na preservação da natureza.

Caso não seja possível reaproveitar o material, encaminhe para uma cooperativa de material reciclável mais próxima de sua casa e ajude o meio ambiente. O vidro é um material com 100% de aproveitamento. Você pode reciclar garrafas de bebidas, potes de conserva, frascos em geral e copos. Porém alguns tipos de vidros não são recicláveis, como espelhos, vidros temperados, refratários e cristais, e devem ser destinados para a coleta de lixo comum.

Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins: www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Serviço:

Central de Reciclagem da Zona Oeste

Rua Salvador Stefanelli, 266 – Jardim Zulmira

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3211.7458

Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso)

Rua Encarnação Rando Castelucci, 70 – Além Ponte

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3227.6608

Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos

Rua Ourinhos, 241 – Jardim Leocádia

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3325.5961