2/3/2011 - Sorocaba - SP

Secretário de Esportes responde a questionamentos de vereadores

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Claudio Bacci esteve na Câmara a convite do líder do Governo, José Francisco Martinez (PSDB), falou sobre polêmica envolvendo a ex-jogadora Hortência e recebeu críticas em relação à pasta

À convite do líder do Governo Lippi na Câmara, o secretário de Esportes, Claudio Bacci, esteve na Casa na sessão desta terça-feira, 1, para responder a questionamentos dos vereadores que apontaram diversos problemas, principalmente a falta de investimentos na pasta.

Sobre a proposta da ex-jogadora de basquete Hortência de desenvolver um projeto na cidade em parceria como município, Bacci apresentou as justificativas da prefeitura.

Segundo o secretário, o projeto ofertado por Hortência em 2009, ligado à Confederação Brasileira de Basquete, exigia da prefeitura a disponibilidade de técnicos e de quadras cobertas, entrando apenas com a metodologia, o que inviabilizou a parceria. Bacci esclareceu que a prefeitura possui apenas técnicos generalistas e que as modalidades específicas são desenvolvidas em parceria com 26 instituições.

A cidade não tem técnicos de basquete para viabilizar esta parceria. Sugerimos parceria com a Liga Sorocabana de Basquete e o Centro de Formação de Atletas Vânia e Vanira”, justificou. Representando as duas instituições, estiveram presentes a ex-jogadora Vanira e o técnico Rinaldo Rodrigues.

Problemas apontados - O vereador Tonão Silvano (PMDB), assim como outros vereadores, citou problemas em diversos centros esportivos, a falta de infraestrutura esportiva, e de atendimentos de pedidos dos vereadores, inclusive na execução de emendas.

Tonão criticou veemente a falta de empenho do Poder Público municipal na área e na busca por investimentos Estaduais e Federais. “Nós não aceitamos a falta de vontade de um secretário e dos funcionários em relação ao esporte”, afirmou.

Outros vereadores criticaram o pouco investimento no esporte e destacaram diversos problemas pontuais. O vereador Anselmo Neto (PP) falou sobre a falta de divulgação dos programas desenvolvidos pela secretaria. Os centros esportivos foram temas de manifestações. “Muito reclamam que os centros esportivos não estão sendo bem cuidados. A Vila Helena, nem centro esportivo têm”, disse Emilio Ruby (PMN). João Donizeti (PSDB) afirmou que espaços destinados ao esporte no Éden estão abandonados e pediu que o secretário cobre de outras secretarias a manutenção destes locais.

Ditão Oleriano (PMN) pediu que o secretário analisasse o projeto de lei de sua autoria que autoriza a prefeitura a criar escolinhas de futebol mantidas pela Secretaria de Esportes para crianças de até 14 anos em todos os centros esportivos de Sorocaba.

Já a vereadora Neusa Maldonado (PSDB) destacou que os problemas apontados pelos vereadores não são de responsabilidade apenas do secretário, mas sim e de toda a pasta. “É hora de rever a infraestrutura da Secretaria de Esportes que deve trazer bem estar para toda a sociedade de Sorocaba”, disse. Francisco Moko Yabiku (PSDB) parabenizou Bacci pelo trabalho desenvolvido, mesmo diante das dificuldades.

José Crespo (DEM) afirmou que o problema do esporte na cidade é fruto da falta de investimento e de interesse do prefeito Vitor Lippi (PSDB). “Quando aprovamos o orçamento, referendamos esta posição do prefeito”, disse.

Helio Godoy defendeu o debate do próximo orçamento em busca de maior investimento na pasta e Luiz Santos propôs que no próximo orçamento, seja remanejado 2% da Educação para o Esporte. O vereador Izídio de Brito (PT) sugeriu que a Câmara faça um requerimento assinado por todos os vereadores solicitando que Sorocaba realize uma conferência municipal de esportes.

Ao comentar as colocações dos vereadores, Claudio Bacci, disse que “a palavra de ordem é parceria”, concordando com o que disseram os parlamentares durante toda a discussão.