10/4/2019 - Sorocaba - SP

Secretário da Cultura de Sorocaba deixa o cargo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O secretário da Cultura (Secult), Werinton Kermes, entregou, na tarde desta terça-feira (9), uma carta ao prefeito José Crespo solicitando a sua exoneração do cargo. No pedido, ele afirma que a saída visa permitir que possa se dedicar a sua defesa, em razão da operação realizada na última segunda-feira (8), envolvendo a Polícia Civil e o Ministério Público, e principalmente que os fatos sejam apurados com isenção.

De acordo com Kermes, vários projetos estão previstos para ocorrer durante este ano de 2019. “Agradeço pela atenção e a oportunidade a mim concedida de atuar em prol da Cultura do município”, finaliza em sua carta.

Entre os projetos idealizados pelo então secretário da Cultura estão: a criação de um cineclube municipal; a realização de sessão de cinema nos bairros; uma competição de dança de rua; a ampliação do evento Cultura Zen; a realização do Festival Nacional de Curtas Metragens de Sorocaba e do Festival de Teatro Amador.

Outras ações previstas para este ano são: uma nova edição da Maratona Fotográfica de Sorocaba; a ocupação dos espaços de publicidade dos pontos de ônibus com imagens e informações sobre a história de Sorocaba; intervenções urbanas, com poemas em faixas de pedestres e arte nas janelas e portas da antiga Estação Ferroviária; a criação do Coral Jovem de Sorocaba; a primeira edição do Salão de Humor de Sorocaba; e a realização de aulas de teatro no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.

Além disso, estão previstos no cronograma da Secult, por determinação do então secretário Werinton Kermes, a Semana do Tropeiro, com homenagem à Vera Job; a Festa Junina com atrações musicais da Secretaria da Cultura às quartas-feiras; a programação especial de aniversário de Sorocaba; Natal na Praça; e a tradicional Cantata de Natal.