28/11/2018 - Sorocaba - SP

Saúde realiza integração com novos profissionais do ‘Mais Médicos’

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

entrega-da-reforma-ubs-v-sabia-ft-assis-cavalcante-008-1

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza uma integração com os novos profissionais do Programa Mais Médicos, nesta quinta-feira (29), na Escola de Gestão, das 08h às 13h. As inscrições foram abertas no dia 21 de novembro pelo site do Ministério da Saúde e preenchidas rapidamente, em pouco mais de 24 horas. Durante a integração, os novos médicos irão escolher as unidades de atuação, além de conhecer o funcionamento da Rede de Saúde do município.

“ Escolhemos alguns profissionais de determinadas áreas para explicar sobre as atribuições do cargo, protocolos de atendimentos, entre outras informações”, contou a secretária Drª Marina Elaine Pereira.

No total, 20 profissionais irão somar à Rede de Saúde do município, sendo 18 substituições e o preenchimento de mais duas vagas que estavam abertas. Os profissionais são de Sorocaba, da região e até de outros estados brasileiros. Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizados nas seguintes UBSs: Habiteto, Ulisses, Paineiras, Vitória Régia, Barão, Nova Esperança, Jardim Rodrigo, Parque São Bento, Wanel Ville, Brigadeiro Tobias e Cajuru. Após esta integração, os novos médicos já estarão habilitados ao trabalho e a data limite para dar início a nova jornada é dia 14 de dezembro.

Vale ressaltar que durante este processo de reposição dos profissionais, a equipe gestora utilizou todo o seu corpo clínico possível fazendo um remanejamento para que os atendimentos permanecessem normais.
No último dia 21 a equipe da saúde realizou uma reunião emergencial com os 18 médicos cubanos para trazer tranquilidade e demonstrar que o governo municipal auxiliaria a volta deles à ilha caribenha, bem como a devida remuneração pelo trabalho cumprido. A decisão de sair da parceria com o Brasil, ocorreu no último dia 14 pelo governo federal de Cuba, rompendo cinco anos de atuação dos médicos no país.