5/8/2020 - Sorocaba - SP

Saúde realiza ação de combate às ISTs no Habiteto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria Municipal da Saúde (SES), por meio do Núcleo Ampliado Saúde da Família (NASF) Norte, realizou na última sexta-feira (31) uma ação de combate às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no bairro Habiteto. Cerca de 70 pessoas foram abordadas pelos servidores da área de Saúde.

O trabalho fez parte de uma ação territorial chamada “Esquenta da Saúde” e contou com a ajuda de lideranças locais e funcionários da UBS (Unidade Básica de Saúde) Habiteto. O objetivo é trabalhar conteúdos relacionados à redução de danos do território durante a pandemia, como por exemplo, as taxas de IST’s na juventude e o aumento do índice de natalidade, além das orientações para combater o novo coronavírus.

Foram realizados 45 testes rápidos para identificar HIV e sífilis nos moradores. Também foram feitas orientações sobre as possibilidades de métodos contraceptivos; distribuição de preservativos (feminino e masculino) e orientações sobre saúde bucal. Além disso, a comunidade recebeu kits com álcool gel, máscara e escova, preservativos e informativos sobre PREP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

A ação seguiu todas as recomendações sanitárias com a utilização de máscara, distanciamento social e uso de álcool e gel para higienização das mãos e dos equipamentos.