8/8/2018 - Sorocaba - SP

Saúde realiza 1.287 exames de hepatite na campanha Julho Amarelo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

1_4

A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realizou, durante o mês de julho, a campanha “Julho Amarelo” e um total de 1.287 exames de hepatite foram efetuados. Com a missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, na última semana do mês foram realizadas ações com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à campanha nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Dos mais de mil testes realizados, 20 foram positivos para hepatite C. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com a a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano foi ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção foi levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano”, explica Helena.

Helena também conta que as atividades não ficaram limitadas dentro das unidades e que houveram atividades territoriais externas em prol da população, inclusive com a ajuda dos residentes da saúde. “Algumas equipes realizaram ações em praças e no último dia da campanha, no sábado, fizemos um trabalho especial na Praça Cel. Fernando Prestes que realizou 275 exames das 9h às 15h”, relata a coordenadora.

Apesar do número de testados estar abaixo do esperado, a taxa de positividade surpreendeu. “Isto indica que muitas pessoas estão com hepatite C, mas ainda não foram detectadas. Houve um esforço louvável por parte das UBSs, pelos presídios da cidade e pela equipe do CTA/SAME”, completa Helena.

As pessoas que não conseguiram fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

O Ministério da Saúde alerta que é essencial evitar que a doença evolua para uma situação grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio quando a doença já está em estado avançado.

Existem vários tipos de Hepatites, mas a Hepatite C é a mais letal. A cada quatro pessoas que morrem de hepatites diversas, três óbitos são por Hepatite C. Os dados nacionais mostram que a Hepatite C mata mais que tuberculose e AIDS. 75% das pessoas que têm contato com o vírus da Hepatite C podem se tornar doentes crônicos e parte desses pode evoluir para câncer ou cirrose.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas da hepatite viral, mas em alguns casos, na forma aguda da infecção, pode haver cansaço, tontura, perda de apetite, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras. A maioria desses sintomas surgem em outras doenças também, o que pode confundir com outros diagnósticos ou simplesmente passar despercebido. É importante lembrar que apesar de não existir vacina, a Hepatite C tem cura quando diagnosticada oportunamente.