20/9/2017 - Sorocaba - SP

Saúde promove Semana de Práticas Integrativas e Complementares

da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

whatsapp-image-2017-09-19-at-161135

A Secretaria de Saúde, por meio da Área de Atenção Básica, está promovendo a Semana de Práticas Integrativas e Complementares em saúde, nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba. A programação, que teve início ontem (18), prevê atividades até sexta-feira (22).

Realizada todo ano da quarta semana de setembro nas UBSs, as Práticas Integrativas e Complementares são terapias que tratam o indivíduo de forma geral (holística), ou seja, que levam em consideração os aspectos físicos, psicológicos e energéticos.

Dentro das unidades é oferecida experiência em tratamentos como acupuntura, yoga, reflexologia, auriculoterapia, reiki, fitoterapia, homeopatia, além de outras. Esses tratamentos auxiliam na cura e prevenção da depressão, hipertensão, síndromes musculoesqueléticas, insônia, enxaquecas e na diminuição e controle da dor.

Médico da rede desde 1986, o Secretário de Saúde, Dr. Ademir Hiromu Watanabe, explica a importância das Práticas Integrativas somadas à medicina convencional. “A atuação das terapias complementares é de grande valia, mas não devem interferir no tratamento médico. A ideia é somar ao tratamento convencional, buscando prevenção e cura”, alerta o secretário.

Quem quiser participar das atividades dessa semana, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde que o munícipe é usuário e se informar sobre a programação da localidade.