28/3/2011 - Sorocaba - SP

Sábado é o dia do sorocabano combater a dengue

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A partir de agora, todos os sorocabanos devem adotar o sábado como o “dia de combate à dengue”. Esta é uma recomendação da Prefeitura de Sorocaba para que toda a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o mosquito transmissor e ajude a evitar uma epidemia da doença na cidade.

Ao mesmo tempo que nós vamos multar quem está colocando a saúde da população em risco, nós também estamos trabalhando para melhorar os hábitos das pessoas em relação às ações de combate ao mosquito. Por isso, nós criamos o conceito de que todo sábado será o dia do combate à dengue. Como a maioria das pessoas tem o sábado livre, ela pode dedicar alguns minutos para vistoriar sua casa e, assim, proteger a saúde de sua família e toda a população em geral”, diz o prefeito.

Para ajudar a população nesta tarefa de vistoriar a casa, em breve, os sorocabanos receberão, junto com a conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), um mini roteiro com as medidas básicas para evitar criadouros em suas casas. “Será como um 'check list', com itens que todos os sorocabanos deverão seguir, para evitar os criadouros do mosquito, as multas e até mesmo as mortes pela doença”, explica o prefeito.


O que você fazer neste sábado

Seguem algumas medidas simples para o combate à dengue na sua casa:

- Eliminar qualquer objeto que possa acumular água.

- Tirar os pratinhos dos vasos de planta (areia não funciona, já está comprovado).

- Tampar bem a caixa d´água (com a tampa adequada, plástico e improvisação não adianta e garante a entrada do mosquito que coloca ovos na água da caixa).

- Tampar bem a caixa d´água (com a tampa adequada, plástico e improvisação não adianta e garante a entrada do mosquito que coloca ovos na água da caixa).

- Limpar com escova, uma vez por semana, as vasilhas do animal de estimação.

- Cobrir ou guardar em local seco e de cabeça para baixo as latas e garrafas.

- Não deixar objetos no quintal, como brinquedos, utensílios da casa, móveis velhos.

- Manter a piscina tratada adequadamente com cloro na medida indicada.

- Colocar sabão em pó nos ralos pouco utilizados ou que acumulam água.

- Manter os vasos sanitários pouco utilizados sempre bem tampados.

- Manter as calhas limpas e desobstruídas.

- Pneus devem ser descartados adequadamente, não podem ficar jogados em local descoberto.